Educação Popular em Saúde e Estratégia de Saúde da Família: Potencialidades do Cuidado / Popular Health Education and Family Health Strategy: Potentialities of the Care

Autores

  • Carlos Welmer Bezerra Holanda Universidade Regional do Cariri
  • Agostinho Porfirio dos Santos Universidade Regional do Cariri
  • Genielly Albuquerque Gomes Universidade Regional do Cariri
  • Rosely Leyliane dos Santos Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.1974

Palavras-chave:

Estratégia de Saúde da Família, Participação Popular, Assistência à Saúde.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar reflexão teórica acerca da educação popular em saúde como potencializadora do cuidado na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um artigo de reflexão. Os resultados evidenciaram que os profissionais atuantes na Estratégia de Saúde da Família valorizam o cuidado do indivíduo e sua comunidade. Nesse aspecto, devem atuar no processo de transformação do meio e que pode gerar novas concepções acerca da dinâmica da saúde. Tal fator, torna essencial para a assistência qualificada, efetiva e humanizada. A Educação Popular em Saúde é uma estratégia que favorece a participação popular e portanto, é importante que seja reconhecida na dinâmica de trabalho dessas equipes de saúde. A reflexão aqui trabalhada permite apontar a educação popular em saúde como proposta metodológica de trabalho para esse modelo de atenção à saúde que pode contribuir para a superação do modelo fragmentado da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Leyliane dos Santos, Universidade Regional do Cariri


 

 

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e promoção da saúde. 2011. Disponível em: < http://www.conass.org.br/colecao2011/livro_3.pdf >. Acesso em: 13 de abril de 2016.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.

_______. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012b.

_______. Ministério da Saúde. Portaria n°. 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2001.

GOMES, L. B.; MERHY, E. E. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cad. Saude Publica. v. 27, n.1, p.7-18, 2011.

MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa cientifica em Ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MOTTA, L. C. S.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Estratégia Saúde da Família: Clínica e Crítica. Rev. bras. educ. med. (online), Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 196-207, 2015.

OLIVEIRA, M. A. C.; PEREIRA, I. C. Atributos essenciais de Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev. Bras. enferm., Brasília, v. 66, p. 158-164, 2013.

QUEIROZ, D. M.; SILVA, M. R. F.; OLIVEIRA, L. C. Educación permanente con Agentes Comunitarios de Salud: potencialidades de una formación regida por el factor de referencia de la Educación Popular y Salud. Interface (Botucatu), v.18, Supl 2, p. 1199-1210, 2014.

SANTOS, E. M.; MORAIS, S. H. G.; A visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família: percepção de enfermeiros. Cogitare Enferm. Paraná, v. 16, n. 3, p. 492-497, 2011.

SOUZA, M. C. M. R. de. HORTA, N. C. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

VASCONCELOS, E. M. Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família. 4a ed. São Paulo: Hucitec; 2008.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Comment