Um Estudo Exploratório Sobre a Atividade de Controladoria e Seu Impacto nas Micro e Pequenas Empresas / An Exploratory Study on Controlling Activity and its impact on Micro and Small Business

Ady Júnior Bueno da Silva, José Antonio Marcelino

Resumo


Este artigo tem por finalidade conceituar os significados e as práticas da Controladoria nas micro e pequenas empresas. Especificar suas principais teorias, aplicações, a visão estratégica que este profissional necessita para que os resultados obtidos sejam os mais apropriados possíveis, tanto dentro da organização quanto externamente, e demais métodos utilizados por profissionais que atuam no mercado contábil e se utilizam de suas vantagens e conceitos. O trabalho apresenta uma análise do perfil das micro e pequenas empresas no Brasil, sua importância para a economia do país, suas falhas gerencias e o modelo de gestão implantado por essas empresas. O artigo explana, contundemente, os resultados obtidos nas perspectivas empresariais na possível adoção da Controladoria como aliada na gestão econômica e organizacional das empresas.

Palavras-chave


controladoria; micro e pequenas empresas; contabilidade; gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


CATELLI, Armando. Apontamentos de Sala de Aula. Disciplina Controladoria. Doutorado São Paulo: FEA/USP,jun.1994.

CEZARINO, Luciana O..Micro e pequenas empresas: características estruturais e gerenciais. 2004. 6 f. Dissertação (Graduação em Administração, Economia e Contabilidade) - FEA/USP, São Paulo,2004.

ENRIQUEZ, E., A Organização em Análise, Vozes, 1997.

EVERTON JUNIOR, Antônio. MPE - Avanços Importantes para as micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: CNC, 2017.

KEIDEL, R. W., SeeingOrganizationalPatterns,Berrett-KoehlerPublishers, 1995.

LEONE, N.M. As especificidades das pequenas e médias empresas. São Paulo: Revista de Administração, v.34, n.2, p.91-94, abril/junho 1999.

MARTIN, Nilton Cano. Da contabilidade à controladoria: a evolução necessária. 2002. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2019.

MOSIMANN, Clara Pelegrinello e outros. Controladoria: Seu papel na administração de empresas. Florionópolis; UFSC, 1993.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Estratégica e Operacional. Brasil: Cengage Learning, 2013.

SEBRAE (Ed.). Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2019.

SOUZA, L.C. Controladoria aplicada aos pequenos negócios. 1. ed. (2008), 2.reimpr.Curitiba: Juruá, 2010.

WAHLMANN, Gabriela Christina. Um Estudo Exploratório Sobre a Atividade de Controladoria nas Microempresas na Cidade de Ubatuba. São Paulo. Fundação Escola de Comércio ÁlvaresPenteado – Fecap, 2003.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.1971

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: