Formação Continuada e as Tendências Pedagógicas / Continuing Education and Pedagogical Trends

Autores

  • Giselle Pupim Jorge Back Centro de Formação e Atualização do Profissionais da Educação Básica/CEFAPRO-MT
  • Maria Ilmalúcia Teixeira Centro Universitário da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.1969

Palavras-chave:

formação docente, transposição didática e reflexão

Resumo

Resumo: A formação de professores vem sendo analisada por vários estudos e pesquisas nas últimas décadas. Passou a ser parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, possibilitando um novo sentido à prática pedagógica e dando novo significado a atuação do professor. Por meio das avaliações diagnósticas e análise dos índices de aprendizagens percebem-se os desafios que permeiam o ambiente escolar no que diz respeito à aprendizagem dos alunos, concepções de avaliação utilizadas na escola e também à formação continuada. O presente artigo visa discutir como a formação continuada e as tendências pedagógicas podem aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Como referencial teórico utilizou-se autores como Falsarella (2004), Freitas (2007) Perrenoud (2000), Nóvoa (1991), Freire (1991), Luckesi (1994) Libâneo (2005). As fontes utilizadas para coletas de dados foram registros de cadernos dos discentes, entrevistas e documental. Buscamos compreender o espaço que a formação continuada ocupa na prática escolar dos professores da Escola Estadual Manoel Bandeira, uma escola pública de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso. Os resultados indicam que a formação continuada na escola objetiva o aperfeiçoamento das práticas educativas dos profissionais e a compreensão e reflexão das tendências pedagógicas que orientam essas práticas.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Pupim Jorge Back, Centro de Formação e Atualização do Profissionais da Educação Básica/CEFAPRO-MT

1 Graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta (2004). Pós graduação em Educação Interdisciplinar de 1º a 4º série do Ensino Fundamental com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização., da área do conhecimento Ciências Humanas. Mestranda do Instituto IESA. Atualmente é formadora do Centro de Formação e Atualização do Profissionais da Educação Básica/CEFAPRO-MT.  [email protected];

Maria Ilmalúcia Teixeira, Centro Universitário da Grande Dourados

2 Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa e, Bacharela em Serviço Social pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso. [email protected].

 


 


 

 

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1998.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 01 set. 2013.

BRZEZINSKI, Ria. Notas sobre o currículo na formação de professores: teoria e prática. UNB, 1994.

COSTA, Marisa Vorraber et al. O Currículo nos Limiares do Contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A editora, 1999.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos daformação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004.

FREIRE, Madalena. A Formação Permanente. In: Freire, Paulo: Trabalho, Comentário, Reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991

FREITAS, Alexandre Simões. Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade. In.:FERREIRA, A. T. B. (Org).Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FREITAS, Alexandre Simões. A questão da experiência na formação profissional dos professores. In.:FERREIRA, A. T. B. (Org). Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo : Ática, 1988.

GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 81-89, mai./ago. 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo : Loyola, 1990.

___________. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUCKESI, Cipriano C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação / Cipriano Carlos Luckesi – São Paulo: Cortez, 1994.

MELLO, Guiomar Nano de. Cidadania e Competitividade – desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 1994.

MATUI, Jiron. Construtivismo. São Paulo : Editora Moderna, 1998.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA (org) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e Interatividade. Santa Maria : Editora da UFSM, 2000.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação. São Paulo : Cortez, 1998.

TRIVIÑOS, A. N. da S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VIEIRA, M. M. F. e ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Artigos