História do Autismo: Compreensões Iniciais / The History of Autism: Initial Understandings

Autores

  • Kátia Maria de Moura Evêncio Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • George Pimentel Fernandes Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.1968

Palavras-chave:

Autismo. História. Primeiro diagnóstico

Resumo

Para sustentar as discussões e buscas por estratégias de ensino aos alunos com autismo, se faz indispensável compreender o que é este transtorno e como foi “descoberto” o primeiro diagnóstico. Saber da história deste transtorno nos faz refletir acerca do desenvolvimento integral das pessoas que o tem, bem como nos auxilia a compreender a luta das famílias em prol da qualidade de vida dessas pessoas. Também, saber o que é o autismo permite-nos encarar a pessoa que o tem em sua plenitude, ao invés de limitarmos nosso olhar apenas para a sua condição específica podendo resultar em discriminação e preconceitos. Por esta razão, o presente artigo de revisão se trata de um recorte de uma pesquisa maior e definiu como objetivo central Conhecer a história do autismo visando compreender como foram diagnosticados os primeiros casos e como estes embasam os conhecimentos científicos na atualidade. Assim, dentre os teóricos que respaldam a presente revisão, destacam-se Donvan & Zucker (2017). O desenvolvimento está dividido em duas sessões a saber: A história do autismo: compreensões iniciais; e O que causa o autismo? O público alvo para esta leitura são profissionais da educação, familiares de pessoas com autismo e profissionais da área de saúde e reabilitação cognitiva. Espera-se que os conhecimentos aqui expostos possam contribuir e por se tratar de recorte de uma pesquisa maior a nível de mestrado, há continuidade deste conteúdo.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Maria de Moura Evêncio, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

 

[1] Professora da Universidade Estadual do Piauí; Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri. E-mail: [email protected]

George Pimentel Fernandes, Universidade Regional do Cariri

2 Professor da Universidade Regional do Cariri; Doutor em Educação. E-mail: [email protected]


 

 



Referências

BRITO, Maria Cláudia; MISQUIATTI, Andréa Regina Nunes. Transtornos do Espectro do Autismo e Fonoaudiologia: atualização profissional em saúde e educação. In: Autismo: a questão do diagnóstico. 1ª ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013 cap. 01. p. 11 a 22.

DONVAN, John; ZUCKER, Caren. Outra Sintonia: a história do autismo Companhia das Letras, 2017.

PAULA, Cristiane S. de; et. al Conceito do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia. In: BOSA, Cleonice Alves; TEIXEIRA, Maria Cristina T.V. Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica.. 2ª ed. – São Paulo: Hogrefe, 2017. cap. 01. p. 07 – 28.

RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SPENCER, Eric. A Criança Autista: um estudo psicopedagógico. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.

SCHIMIDT, Carlo. (org). Autismo, Educação e Transdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2013.

SCHWARTZMAN, José Salomão; ARAÚJO, Ceres Alves. Transtornos dos Espectro do Autismo. In: SCHWARTZMAN, José Salomão. Transtornos do Espectro do Autismo: conceitos e generalidades. São Paulo: Memnon, 2011.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Comment