As Sequências Didáticas aplicadas ao gênero Entrevista: Oralidade e Escrita de alunos do 3º ano da Escola Professor Urbano Gomes de Sá em Salgueiro/PE / Teaching Sequences applied to Gender Interview: Orality and Writing of 3rd Year Students of Urban School Gomes de Sá in Salgueiro / PE

Cássia Edjane Neves Parente, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Lívia Raiane Holanda de Souza, Nádia Faria dos Santos

Resumo


O presente trabalho objetivou analisar a produção textual de entrevistas, que foram escritas por alunos do Ensino Médio de uma Escola pública, localizada na cidade de Salgueiro-PE. Foi utilizado  como aporte teórico Schneuwly e Dolz (2004). O corpus foi organizado à partir de entrevistas realizadas pelos alunos do 3º ano. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e qualitativo,  por tratar-se de focalizar um trabalho envolvendo a realidade do alunado e suas respectivas dificuldades quanto ao ensino de gênero oral e escrito na escola contemporânea.  Buscou-se desenvolver habilidades orais e escritas, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem do gênero proposto. Os resultados demonstraram que os alunos apresentaram dificuldades, seja nas habilidades orais, como na escrita, embora tenham  participado ativamente de todas as etapas propostas.

 


Palavras-chave


Entrevista, Escrita, Oralidade, Sequências Didáticas

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo. Parábola Editorial, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens códigos e suas tecnologias. Vol.1. Brasília: MEC/SEB, 2006.

________Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

GERALDI, J. W. A presença do texto na sala de aula. In: LARA, G. M. P. (Org.). Língua(gem), texto, discurso: entre a reflexão e a prática. Rio de Janeiro: Lucerna; Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. v. 1. p. 13-29.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. Editora Parábola, 2008.

PINTO, Álvaro Vieira: Sete lições sobre a educação de adultos. 13 edição. São Paulo. Cortez, 2003.

SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. A Argumentação no Ensino de Português: da produção à análise de artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro” em Milagres/CE. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2017.

SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.1967

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: