Desenho de Inovação Educativa para o Instituto Santa Maria Mazzarello / Design of Educational Innovation for Santa Maria Mazzarello Institute

Autores

  • Ricardo Gomes da Silva Universidad de Santiago de Chile
  • Saúl Contreras Palma Facultad de Humanidades de la Universidad de Santiago de Chile

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1933

Palavras-chave:

Estratégias de avaliação, Avaliação de História, Desenho de prova, Eficiência da avaliação

Resumo

O presente estudo busca estratégia de avaliação de História nas turmas de 1º ano do ensino médio do Instituto Santa Maria Mazzarello. A metodologia empregada consiste na análise e na reflexão de teorias e conceitos de diversos especialistas sobre a temática e na análise do desenho de prova de História aplicado na referida série do Instituto em questão. Os resultados da pesquisa mostraram que não há um modelo pronto e aplicável a todos os estudantes indistintamente e que a eficiência da avaliação está ligada ao cumprimento do Projeto Político Pedagógico e do Planejamento de ensino do educador.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gomes da Silva, Universidad de Santiago de Chile

1 Mestrado em Educação. Universidad de Santiago de Chile. [email protected];

Saúl Contreras Palma, Facultad de Humanidades de la Universidad de Santiago de Chile

2 Director del Departamento de Educación de la Facultad de Humanidades de la Universidad de Santiago de Chile. [email protected].


 

 


 

Referências

BARRETO, E. S. D. S. Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. Cadernos de pesquisa, 2012, 42(147), 738-753.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem: relatório. Brasília, 2001.

CORTESÃO, L. Formas de ensinar, formas de avaliar: breve análise de práticas correntes de avaliação. Reorganização curricular do ensino básico: avaliação das aprendizagens: das concepções às novas práticas, 2002.

FONSECA, M. Cad. Cedes, Campinas, 2009, vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 35, n. 3, p. 20-29, June 1995 .

HOFFMANN, J. Avaliação: Mito e desafio. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014.

HUSSERL, E. Investigações lógicas: 6ª investigação: elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Recuperado de:<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/diretrizes_compromisso.pdf> Acesso em 12 de outubro de 2015.

PERRENOUD, P. As competências para ensinar no século XXI. (Recurso eletrônico): a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

__________. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SILVA, A. L da., & da Silva, P. M. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Temática, 2014, 9(3).

Zilles, UrbanoCrere compreender / Urbano Zilles. –PortoAlegre: EDIPUCRS, 2004.256 p.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos