O Lúdico na Educação Infantil / The Playful in Early Childhood Education

Josilene de Resende Santos, Joelson Rodrigues Miguel

Resumo


Este trabalho tem como objetivo conhecer as possíveis lacunas no desenvolvimento de atividades Lúdicas na Educação Infantil na cidade de Ribeirópolis/ Sergipe, diante da importância do lúdico na produção do desenvolvimento na educação infantil. Enfatiza-se a necessidade de resgatar a alegria de aprender com o prazer no ambiente escolar através de atividades prazerosas, nos primeiros contatos que a criança tem com o mundo da leitura e da escrita de forma sistematizada. A importância da ludicidade deve ser reconhecida, valorizada, implementada esporadicamente, superando os desafios, descobrindo a graça do mundo da leitura de forma espontânea, com emoção, dando a importância devida aos sonhos e cada criança que formula seu “mundo” através de brincadeiras.

 


 


Palavras-chave


Lúdico. Aprendizagem. Creches. Educação Infantil

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – volumes 1, 2 e 3. Brasília. MEC/SEF. 1998.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1996a. v.1.

BRENELLI, Roseli Palermo. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus. 2015.

DIAS, E. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Revista Educação e Linguagem – Artigos. Vol. 7, n º 1, 2013. ISSN 1984 – 3437.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, Adequação e inclusão / – 1. Ed. São Paulo. Moderna. 2012.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. O jogo imaginário na Infância: a linguagem e a criação de personagens. In: Reunião anual da Amped, 23. 2000. Caxambu. Anais...

LIMA, Bruna Alessandra Silva. O brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia educativa. 2013. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

LIMA, José Milton de. A importância do jogo no desenvolvimento da criança na perspectiva da Teoria Histórico Cultural. O Jogo como Recurso Pedagógico no contexto Educacional. Editora Cultura Acadêmica. São Paulo. 2008.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn;

MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ:Vozes, 2003.

SANTOS, TR, Pfeifer LI, Silva DBR, Panuncio-Pinto MP. Avaliação do comportamento lúdico de crianças com paralisia cerebral. Arquivos Brasileiros de Paralisia Cerebral. 2011.

SILVA, José Ricardo. A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. Dissertação de mestrado, Unesp, Presidente Prudente, 2012.

______.; LIMA, José Milton de. A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. Revista Teias. p. 176 – 191. Vol 16, n º 41. 2015.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Cortez, 1992.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo. Martins Fontes. 1991.

______. A Formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes. 1984.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1931

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: