O Lúdico na Educação Infantil / The Playful in Early Childhood Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1931

Palavras-chave:

Lúdico. Aprendizagem. Creches. Educação Infantil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer as possíveis lacunas no desenvolvimento de atividades Lúdicas na Educação Infantil na cidade de Ribeirópolis/ Sergipe, diante da importância do lúdico na produção do desenvolvimento na educação infantil. Enfatiza-se a necessidade de resgatar a alegria de aprender com o prazer no ambiente escolar através de atividades prazerosas, nos primeiros contatos que a criança tem com o mundo da leitura e da escrita de forma sistematizada. A importância da ludicidade deve ser reconhecida, valorizada, implementada esporadicamente, superando os desafios, descobrindo a graça do mundo da leitura de forma espontânea, com emoção, dando a importância devida aos sonhos e cada criança que formula seu “mundo” através de brincadeiras.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilene de Resende Santos, Flórida Chistian University.

1 Graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes, Brasil(. Professora do Colégio Paraíso Cultural , Brasil. Mestrado em Educação pela Flórida Chistian University.

Joelson Rodrigues Miguel, Universidade Federal de Campina Grande

2 Docente na Universidade Federal de Campina Grande.  Master in Arts - Musicologia - pela Universidade de Campbellsville KY, Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción PY  e Pós-Doutorando pela Florida Christian University, onde atua como tutor para Dissertações e Teses. Contato: [email protected].


 


 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – volumes 1, 2 e 3. Brasília. MEC/SEF. 1998.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1996a. v.1.

BRENELLI, Roseli Palermo. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas: Papirus. 2015.

DIAS, E. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Revista Educação e Linguagem – Artigos. Vol. 7, n º 1, 2013. ISSN 1984 – 3437.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, Adequação e inclusão / – 1. Ed. São Paulo. Moderna. 2012.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. O jogo imaginário na Infância: a linguagem e a criação de personagens. In: Reunião anual da Amped, 23. 2000. Caxambu. Anais...

LIMA, Bruna Alessandra Silva. O brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia educativa. 2013. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

LIMA, José Milton de. A importância do jogo no desenvolvimento da criança na perspectiva da Teoria Histórico Cultural. O Jogo como Recurso Pedagógico no contexto Educacional. Editora Cultura Acadêmica. São Paulo. 2008.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn;

MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ:Vozes, 2003.

SANTOS, TR, Pfeifer LI, Silva DBR, Panuncio-Pinto MP. Avaliação do comportamento lúdico de crianças com paralisia cerebral. Arquivos Brasileiros de Paralisia Cerebral. 2011.

SILVA, José Ricardo. A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. Dissertação de mestrado, Unesp, Presidente Prudente, 2012.

______.; LIMA, José Milton de. A brincadeira na educação infantil: uma experiência de pesquisa e intervenção. Revista Teias. p. 176 – 191. Vol 16, n º 41. 2015.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Cortez, 1992.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo. Martins Fontes. 1991.

______. A Formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes. 1984.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Comment