Perfil das Instituições de Nível Superior de Enfermagem quanto a formação sobre Doação de Órgãos / Profile of the Institutions of Higher Education in Nursing Course as Regards the Training on Organ Donation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1928

Palavras-chave:

Instituições de ensino, doação de órgãos, transplante

Resumo

Objetivo: traçar o perfil das instituições de nível superior de enfermagem quanto a formação sobre doação, captação e transplante de órgãos e tecidos. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu em instituições de ensino superior nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. O período do estudo se deu de agosto de 2017 a maio de 2018. A coleta foi realizada com quatro coordenadores dos cursos de enfermagem. Enviado ao Comitê de Ética e Pesquisa e aprovado com número de parecer 2.546.584. Resultados: Os coordenadores acreditam que os alunos têm recebido suporte necessário para saírem da graduação com um conhecimento mínimo sobre doação e transplante de órgãos. Conclusão: Percebe-se que as instituições do estudo em questão estão dando o suporte, em sua maioria, para que os alunos saiam da universidade conhecendo o básico acerca da doação e transplante de órgãos e tecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amana da Silva Figueiredo, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Antonia Thamara Ferreira dos Santos, Universidade Regional do Cariri-URCA

Enfermeira. Graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Nadilânia Oliveira da Silva, Universidade Regional do Cariri-URCA

Graduanda em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri

Naidhia Alves Soares Ferreira, Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN

Mestre. Docente da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN

Bruna Bandeira Oliveira Marinho, Universidade Leão Sampaio

Mestre em enfermagem. Docente da Universidade Leão Sampaio

Isabelita de Luna Batista Rulim, Faculdade de Medicina do ABC - SP

Mestranda de ciências da saúde pela FMABC-SP. E-mail: [email protected]

Maria Corina Amaral Viana, Universidade Regional do Cariri-URCA

Doutora em enfermagem. Docente da Universidade Regional do Cariri.

Referências

ALMEIDA, E. C; BUENO, S. M. V; BALDISSERA, V. D. A. A abordagem dialógica para a formação ética do enfermeiro no processo de doação de órgãos. Umarama. PR. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. V. 18, n. 1. Jan./abr. 2014.

AMESTOY, S.C et al. Processo de formação de enfermeiros líderes. Brasília. Rev. Brasileira de Enfermagem, nov./dez. 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃO-ABTO. Dimensionamento dos Transplantes no Brasil e em cada estado (2009-2016). São Paulo. Rev. Brasileira de Transplante-RBT.2016.

______-ABTO. Diretrizes Básicas Para Captação e Retirada de Múltiplos Órgãos e Tecidos da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. São Paulo, ABTO. Out. 2009.

BRASIL-Conselho Nacional de Saúde. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília. 07 de abr. de 2016. Disponível em: < http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf >. Acessado em: 20 de setembro de 2017

______-Ministério da Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília. 12 de dezembro de 2012. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html >. Acessado em: 5 de julho de 2019.

CISNE, M.S.V et al. Percepção de acadêmicos de enfermagem e medicina sobre fragilidades na atenção ao potencial doador de órgãos. Rev. Enferm. Atenção Saúde [Online]. V.5, nº1. Jan./Jul. 2016.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM-COFEN. Resolução COFEN-292/2004. Brasília, 07 de junho de 2004. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2922004_4328.html>. Acessado em: 7 de julho de 2019.

GUELBER, F.A.C; MAGACHO, E.J.C; DIAS, S.M; SOARES, T.C. Cuidando da pessoa com morte encefálica – experiência da equipe de enfermagem. São Paulo. Jornal Bras. Transp. Vol.14, nº 2. Abr./jun. 2011.

ITO, E.E et al. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. São Paulo. Rev. Esc. Enfermagem USP. Vol. 40, nº 4. 2006.

MENDES, K.D.S. et al. Transplante de órgãos e tecidos: responsabilidades do enfermeiro. Florianópolis. Rev. Texto contexto-enfermagem. Vol.21, nº 4. 2012.

MOURA, K.H.M et al. Percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a doação de órgãos e tecidos. São Paulo. Rev. Nursing, agost. 2011.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa científica e do trabalho acadêmico. 2ª edição; Rio Grande do Sul. Feevale. 2013.

QUAGLIO, W. H.; BUENO, W. M. V.; ALMEIDA, E. C. de. Dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes transplantados: revisão integrativa da literatura. Umuarama. PR. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR. V. 21, n. 1; jan./abr. 2017.

REIS, M.L; POPOV, D.C.S. Percepção de estudantes de enfermagem sobre a doação de órgãos. São Paulo. Rev. Enferm. UNISA, 2009.

VIANA, M.C.A. Cuidados na captação de órgãos e tecidos para transplantes: por conceitos de “tecnologias de saúde” e “tecnologias de enfermagem”. 251 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, 2013.

WESTPHAL, G.A et al. Diretrizes para avaliação e validação do potencial doador de órgãos em morte encefálica. Artigo especial. São Paulo. Rev. Bras. Ter. Intensiva. Fevereiro, 2016.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos