Auditoria Contábil no Setor Público: Um estudo nos Tribunais de Contas das Unidades Federativas Brasileira / Accounting Auditing in the Public Sector: A study about the Accounting Courts of the Brazilian Federative Units

Autores

  • Siler da Silva Rodrigues FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA
  • Josaias santana dos Santos FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA
  • Nadielson Barbosa da França FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA
  • Clarissa Vassem Campos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1899

Palavras-chave:

Auditoria Contábil no Setor Público. Demonstrações Contábeis. Tribunal de Contas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de auditoria contábil sobre as demonstrações contábeis dos entes públicos, pelos tribunais de contas das unidades federativas brasileiras. O cenário atual brasileiro tem vivido constantes mudanças relativas às atividades desenvolvidas por gestores públicos. Administrar o patrimônio público não é uma função simples, visto que a sociedade está mais crítica para cobrar uma boa aplicação dos recursos financeiros pagos pelos contribuintes e a necessidade de prestar contas é cada vez mais imperiosa. Para a execução do estudo, foi realizada uma exploração preliminar nos sites dos tribunais de contas e posteriormente foram enviados questionamentos aos tribunais pelo próprio site e via e-mail. Desse modo através de uma metodologia qualitativa foi possível identificar práticas como treinamentos periódicos para os auditores de acordo com a demanda da auditoria como também setores de monitoramento em instituições que tiveram as demonstrações contábeis auditadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siler da Silva Rodrigues, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Graduada em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2019), atua na atividade de assessoria e serviços de contabilidade na área empresarial.

Josaias santana dos Santos, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Bussines School - FUCAPE, Vitória - ES (2015), com linha de atuação em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2004) e Especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - UCB, Rio de Janeiro - RJ (2008) . Servidor Público Federal, é Contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. É Professor Assistente na FACAPE, atuando no ensino da Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento e Finanças Públicas, Auditoria e Perícia Contábil, Análise das Demonstrações Contábeis e Controladoria.

Nadielson Barbosa da França, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2006), Mestrando em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e Pós-graduado em direito público pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. É Advogado e Professor do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE.

Clarissa Vassem Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (2016), tendo como linha de pesquisa Contabilidade e Controladoria Aplicada ao Setor Público. Graduada em Ciências Contábeis pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Avaliadora dos periódicos: GECONT - Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, Revista de Estudos Contábeis/UEL e RAP - Revista Brasileira de Administração Pública. Atualmente é Analista de Gestão Pública - Contador na Prefeitura Municipal de Vitória.

Referências

ABRUCIO, F. L. Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas.v. 41, n. spe, p. 67-86, 2007. Disponível em: renovação da agenda de reformas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 41, p. 67-86, 2007. Disponível em: <<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122007000700005&lng= pt&nrm=iso>. Acesso em:22 maio 2018.

AGUIAR, U. Tribunais de Contas e as estratégias para reduzir o risco de corrupção. Revista do Tribunal de Contas da União, Brasília, v.35, nº 105, p.17-28, jul.-set. 2005.

CAMPOS, R.; PAIVA, D.; GOMES, S. Gestão da informação pública: um estudo sobre o Portal Transparência Goiás. Sociedade e Estado, Brasília, v. 28, n. 2,p. 393-417, ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922013000200012&lng=pt&nr m=iso>. Acesso em: 22 maio 2018.

COCHRANE, T.M.C. A importância do controle interno na administração pública brasileira e a contribuição da Contabilidade como principal instrumento de controle na busca da eficiência da Gestão Pública.In: IX Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. Anais...Rio Grande do Sul. 2003.

COSTA, L. B. D. O Tribunal de Contas no estado contemporâneo. Curitiba, 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Direito Econômico e Social. Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.

LINO, A. F.; AQUINO, A. C. B. A Diversidade dos Tribunais de Contas Regionais na Auditoria de Governos. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 29, n. 76, p. 26-40. 2018.

MENDES, R. C.; OLEIRO, W. N.; QUINTANA, A. C. A contribuição da contabilidade e auditoria governamental para uma melhor transparência na gestão pública em busca do combate contra a corrupção. Sinergia, Rio Grande, v. 12, n. 2, p. 37-48. 2008.

MORAES, J. J. A.; CARNEIRO, A. F.; SILVA NETO, J. M.; SOUZA, J. A. Sistema de custos público municipal: análise da percepção dos auditores de controle externo no tribunal de contas do estado de Rondônia. Revista Mineira de Contabilidade, v. 17, n. 2, p. 56-71, 2016.

PAIVA, J. M.; RABELO, J. V. B. F.; BIZARRIA, F. P. A.; BRASIL, M. V. O.; TASSIGNY, M. M. Análise Normativa da Transparência em um Tribunal de Contas dos Municípios. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 173-188, 2015.

PETER, M. G.; MACHADO, M. V. Manual de Auditoria Governamental. São Paulo: Atlas, 2007.

REIS, A. F. dos; DACORSO, A. L. R. ; TENÓRIO, F. A. G. Influência do uso de tecnologias de informação e comunicação na prestação de contas públicas municipais — um estudo de caso no Tribunal de Contas dos Municípios do estado da Bahia. Revista Administração Pública, n. 49, p. 231-251, jan/fev. 2015

.

SILVA, C. D. O. da.Gestão Pública. São Paulo: Editores Associados,2007.

SILVA, F.A.; MÁRIO, P.C.; O processo de formulação e monitoramento do planejamento estratégico de Tribunais de Contas sob a ótica da Nova Sociologia. Institucional Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 49(6):1401-1427, nov./dez. 2015.

SILVA, C. D.O.; REVORÊDO, W. C. Economicidade da gestão pública municipal: um estudo das decisões do tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Revista Universo Contábil, v. 1, n. 2, p. 9-9, 2005.

TEIXEIRA, V. O controle da corrupção: Desafios e Oportunidades para o TCU. Revista do Tribunal de Contas da União, Brasília, v.35, n. 105, p.333-356, 2006.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos