Desafios Éticos no exercício da profissão contábil: Uma análise da percepção dos profissionais de Contabilidade /

Autores

  • Vitória Libório Dias Nunes FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
  • Josaias Santana dos Santos FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
  • Nadielson Barbosa da França FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
  • Joao Carlos Hipolito Bernardes do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • Clarissa Vassem Campos FUCAPE BUSINESS SCHOOL

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1898

Palavras-chave:

Ética Profissional. Profissionais de Contabilidade. Código de Ética Profissional do Contador.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais de contabilidade do município de Petrolina – PE acerca das dificuldades no cumprimento ao código de ética profissional. A pesquisa se classifica como predominantemente quantitativa. Foi aplicado um questionário estruturado com 24 (vinte e quatro) questões, para uma amostra de 103 (cento e três) profissionais de contabilidade, sobre o grau de dificuldade no cumprimento das determinações do Código de Ética Profissional do Contador. Os resultados evidenciam os profissionais possuem dificuldade em cumprir alguns deveres, concluindo-se, também, que o grau de conhecimento sobre o código de ética de cerca de 40% dos entrevistados não é aprofundado. Conclui-se, por fim, pela necessidade de melhorar a linguagem do código de ética pra melhor entendimento por parte dos contadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Libório Dias Nunes, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

Graduanda em Ciências Contábeis, atua na área contábil empresarial.

Josaias Santana dos Santos, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Bussines School - FUCAPE, Vitória - ES (2015), com linha de atuação em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2004) e Especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - UCB, Rio de Janeiro - RJ (2008) . Servidor Público Federal, é Contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. É Professor Assistente na FACAPE, atuando no ensino da Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento e Finanças Públicas, Auditoria e Perícia Contábil, Análise das Demonstrações Contábeis e Controladoria.

Nadielson Barbosa da França, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

Graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2006), Mestrando em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e Pós-graduado em direito público pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. É Advogado e Professor do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPEAdvogado

Joao Carlos Hipolito Bernardes do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Contabilidade na área de concentração Contabilidade Gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco - UPE, MBA em Gestão de Negócios pela Escola de Engenharia e Agrimensura da Bahia - EEA, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2009) e em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2006). Premiado pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) em 2º lugar no concurso nacional de monografia em 2009 (Prêmio Excelência Acadêmica - Sérgio de Iúdicibus). Docente do curso de Bacharelado em Administração de Empresas (Campus Amílcar Ferreira Sobral), do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos na disciplina de Orçamento Público. Participa, desde 2010, como avaliador do Prêmio Excelência Acadêmica, concurso nacional de monografia promovido pela FUCAPE Business School, além de ser parecerista de eventos e revistas qualificadas pela CAPES na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Enquanto Pesquisador, lidera o grupo de pesquisa Excelência na Gestão (UFPI), além de participar do grupo de pesquisa Ciência e Ensino Contábil (UFRJ). Está Editor Gerente da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (GϵCont), periódico que tem por Missão difundir e promover o conhecimento na área de Gestão (Administração, Contabilidade, Economia e Finanças), através do meio digital, de forma gratuita, aberta a todos os interessados. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade e Governança Corporativa.

Clarissa Vassem Campos, FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (2016), tendo como linha de pesquisa Contabilidade e Controladoria Aplicada ao Setor Público. Graduada em Ciências Contábeis pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Avaliadora dos periódicos: GECONT - Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, Revista de Estudos Contábeis/UEL e RAP - Revista Brasileira de Administração Pública. Atualmente é Analista de Gestão Pública - Contador na Prefeitura Municipal de Vitória.

Referências

ALVES, F. J. D. S.; LISBOA, N. P.; WEFFORT, E. F. J.; ANTUNES, M. T. P. Um estudo empírico sobre a importância do código de ética profissional para o contabilista. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 18, p. 58-68, 2007.

BENCKE, Fernando Fantoni; MARTINS, Patrícia Jung. ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A POSTURA DE DISCENTES E PROFISSIONAIS EM CONTABILIDADE. Revista de Contabilidade da UFBA, Salvador, v. 12, n. 2, p.150-165, mar. 2018. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/rcontabilidade/article/view/23502>>. Acesso em: 17 dez. 2018.

CAMPOS, S. A.; SOUZA P.; LIMA, M. Ética Na Profissão Contábil: Um Estudo Sobre A Percepção Dos Alunos Sobre A Contribuição Da Disciplina “Ética E Legislação Profissional” Para A Formação Em Ciências Contábeis. In: 8°. Encontro de Produção Científica e Tecnológica- Universidade Federal do Paraná. Campo Mourão, Anais... Campo Mourão: Paraná, 2013.

CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Código de Ética Profissional do Contador. RESOLUÇÃO CFC Nº 1996/000803 de 20 de novembro de 1996 que Aprova o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, 1996.

_____. RESOLUÇÃO Nº 1997/000819 de 13 de janeiro de 1997. Restabelece o instituto do recurso “ex officio” na área do Processo Ético. Altera o § 2º do art. 13 do CEPC. Revoga a Resolução CFC nº 677/90 e dá outras providências.

_____. RESOLUÇÃO Nº 2002/000942 de 04 de setembro de 2002. Altera o Código de Ética Profissional do Contabilista e dá outras providências.

_____. RESOLUÇÃO Nº 2002/000950 de 16 de dezembro de 2002. Altera o art. 13 do Código de Ética Profissional do Contabilista, aprovado pela Resolução CFC nº 803/96, e o art. 3º da Resolução CFC nº 819/97, e dá outras providências.

_____. RESOLUÇÃO CFC Nº 2010/001307 de 09 de dezembro de 2010. Altera dispositivos da Resolução CFC nº 803/96, que aprova o Código de Ética Profissional do Contabilista.

CORTINA, A.; MARTÍNINEZ, E. ÉTICA. São Paulo: Loiola, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JIMENEZ, C. M. Trabalho e convivência: um ensaio de ética profissional. Londrina: UEL, 1997.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LISBOA, L. P. (Coord.) FIPCAF. Ética geral e profissional em contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MAGRO, Cristian Baú dal; SILVA, Thiago Bruno de Jesus; ZONATTO, Vinicius Costa da Silva. COMO DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REAGEM À DILEMAS ÉTICOS DA PROFISSÃO? Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p.53-81, set/dez 2017. Disponível em: <https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3629>. Acesso em: 18 Dez 2018.

MORIN, E. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.

NALINI, J. R. Ética geral e profissional. 10. ed. Afiliada, 2013.

NASH, L. L. Ética nas organizações. S. Paulo: Makron Books, 2000.

RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SÁ, A. L. Ética profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

SILVA, Thiago Vinícius Gonçalves da. A Ética profissional e a percepção de profissionais contábeis. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

VALLS, Á.L.M. O que é ética. 9.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos