Práticas Cartográficas Presentes no Ensino da Geografia na Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga / Cartographic Practices Present in the Teaching of Geography at the State School Padre Luiz Gonzaga

Autores

  • Ana Karyna Régis Feitosa Universidade Hispano Guaraní
  • Márcia Cristina Moraes Cotas Videira Universidad Autonoma de Asuncion, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1888

Palavras-chave:

Cartografia, Ensino da Geografia, Prática Pedagógica, Representações

Resumo

O tema dessa pesquisa é o ensino da geografia, tendo como foco o uso da cartografia no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem quantitativa. O principal objetivo trazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cartográfica presente no cotidiano para o ensino da Geografia. Com o propósito de verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos no Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio da escola. O universo de pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luiz Gonzaga, em Araripina - PE. A amostra foi composta de 215 sujeitos, sendo eles: 15 professores e 200 alunos. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização do instrumento o questionário dirigido aos professores e alunos, e realizou-se a análise dos instrumentos. Concluiu-se que o ensino da Geografia associado a uma prática pedagógica com ênfase na Cartografia encontra-se muito comprometido, ao ponto dos alunos do Ensino Médio e do Normal Médio em séries finais, especificadamente nos terceiros e quartos anos, manifestarem expectativas de aprendizagens iguais aos dos anos finais, especificadamente nonos anos do Ensino Fundamental, não consolidando as expectativas propostas para cada ano de escolaridade, ou seja, a proficiência não avança do básico para o desejável.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karyna Régis Feitosa, Universidade Hispano Guaraní

1 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Hispano Guaraní

Márcia Cristina Moraes Cotas Videira, Universidad Autonoma de Asuncion, Paraguai

2 Doutorado em Doctorado en Ciencias de la Educación pelo Universidad Autonoma de Asuncion, Paraguai(2011). Professora por módulo do UTIC/João Calvino , Brasil.


Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin. Do Desenho ao Mapa: Iniciação cartográfica na escola. São Paulo - SP: Contexto, 2010.

BALCHIN, W. G. V. Graficacia. Geografia, Rio Claro, v.3, n.5, p.1-13, abr. 1978.

BRASIL, Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries), Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental: Artes. Brasília – DF: MEC/SEF, 1998.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre - RS: EDIPUCRS, 2006.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, GOULART, Ligia Beatriz. A questão do livro didático em geografia: Elementos para uma análise. Porto Alegre – RS: AGB, 1990.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre - RS: Mediação, 2000.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. KAERCHER, Nestor André. Geografia: Práticas Pedagógicas para Ensino Médio. Porto Alegre – RS: Artmed, 2007.

FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino de Geografia: abordagem metodológica para o entendimento da representação. Cascavel - PR: Edunioeste, 2002.

FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino de Geografia: aprendizagem mediada. Cascavel - PR: Edunioste, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo - SP: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, MFQ. Intervenção psicossocial e compromisso: desafios às políticas públicas, 2005, In JACÓ-VILELA, AM., and SATO, L., orgs. Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 370-386. ISBN: 978-85-7982-060-1. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

IBGE. Texto de apresentação. Publicado em 2015. Disponível em: http://mapas.ibge.gov.br/pt/escolares/publico-infantil/brasil/paises-vizinhos.

JAPIASSU, Hilton. MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro - RJ: Zahar, 1990.

PAGANELLI, T.Y. Da representação do espaço ao espaço da representação. In: COLÓQUIO Cartografia para Crianças, 1., 1995, Rio Claro. Anais... Rio Claro: UNESP/USP, 1995.

PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO – Parâmetros Curriculares. Recife – PE: UNDIME, 2013.

PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO – Parâmetros Curriculares de Geografia Ensino Fundamental e Médio. Recife – PE: UNDIME, 2013.

PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO – Parâmetros na Sala de Aula em Geografia Ensino Fundamental e Médio. Recife – PE: UNDIME, 2013.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo – SP: Ática, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo - SP: Cortez, 1999.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo - SP: Cortez. 2009.

SAMPIERI, Roberto Hernandéz; COLLADO, Carlos Fernandéz; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. São Paulo - SP: McGraw Hill, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro - RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos