O mercado brasileiro de Energia Elétrica Livre: um estudo de caso na indústria de Shopping Center sob a ótica da gestão eficiente dos recursos financeiros / The Brazilian free electric market: a case study in the Shopping Center industry from the point of view of the efficient management of financial resources

Autores

  • Crislane soares Costa Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Elane lopes de Oliveira Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Josiano Cesar de Sousa Universidade do Vale do Rio dos Sinos http://orcid.org/0000-0002-9888-3440

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1877

Palavras-chave:

Mercado Livre de Energia. Mercado Cativo. Gestão. Recursos Financeiros.

Resumo

Este artigo apresenta conceitos referentes ao Mercado Livre de Energia Brasileiro, com enfoque nos consumidores especiais e define a estruturação institucional do Setor Elétrico Brasileiro. Para sua elaboração, utilizou-se o método de estudo de caso, através de uma pesquisa exploratória realizada em um condomínio empresarial (shopping Center) que pertenceu ao mercado cativo e realizou a migração para o mercado livre de energia de elétrica. O objetivo desta pesquisa é analisar a viabilidade financeira da migração de um condomínio varejista do mercado cativo para o mercado de energia elétrica livre, sob a ótica da gestão eficiente dos recursos financeiros. Como resultado, o estudo realizado comprovou a viabilidade financeira da adesão ao mercado livre, através da análise do ponto de equilíbrio financeiro, possibilitando previsibilidade orçamentaria e uma melhor gestão dos recursos financeiros e quantificaram a redução de custos com o fornecimento de energia elétrica através da a migração do ambiente de contratação regulada para o ambiente de contratação livre. Ao final, o estudo apresenta suas limitações e as recomendações para o desenvolvimento de futuras pesquisas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiano Cesar de Sousa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas; Mestre em Adminsitração.

Referências

ABRACEEL – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia. Cartilha do mercado livre de energia elétrica. Brasília: ABRACEEL, 2017.

ABRACEEL – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia. Energia Livre: como a liberdade de escolha no setor elétrico pode mudar o Brasil. São Paulo, 2017.

ABRASCE – Associação Brasileia de Shopping Center. Disponível em: <https://abrasce.com.br/numeros/setor/>. Acessado em: 26 de março de 2019.

ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica. Por dentro da conta de luz: Informação de utilidade pública. 7ª ed. Brasília: 2017.

ASCONCELLOS, Marco Antônio S.; GARCIA, Manuel E. Fundamentos da economia. São Paulo: Saraiva, 2005.

CARDOSO, Marcos Vinicius Bragança; ROCHA, Jefferson Franco. Estudo sobre a viabilidade na migração para o mercado livre de energia. Revista Uningá, Jandaia do Sul, V.29, n.1, p. 37-46, jan-mar 2017.

CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Comercialização de energia. 2017. Disponível em: <https://www.ccee.org.br/>. Acessado em: 21 fevereiro de 2019.

CHINAN, Luiz; NASSA, Thiago. Energia Livre: como a liberdade de escolha no setor elétrico pode mudar o Brasil. São Paulo: Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), 2014.

DURANTE, Guilherme. Estudo de migração de consumidor especial para o mercado livre de energia elétrica. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

EPE – Empresa de Pesquisa Energética. Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017: ano base 2016. Disponível em: >http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Anuario2017vf.pdf<. Acessado em: 10 de março de 2019.

GENERGIA. Tudo sobre o mercado livre de energia. João Pessoa: GENERGIA, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INTERNATIONAL COUNCIL OF SHOPPING CENTERS. Conceitos Financeiros. Tradução Cecília Regina Pernambuco; Aldyr Scuri. Rio de Janeiro: ABRASCE, 2003.

JÚNIOR, Álvaro Domingos Malzoni; et.al. Administração de shopping centers: Plaza Shopping Empreendimentos Ltda. São Paulo: UNISALESIANO, 2009.

OLIVEIRA, Yasmin Martins de. O mercado livre de energia no Brasil: Aprimoramentos para sua expansão. Brasília: UnB, 2017.

RAUPP, F.M.; BEUREN, I.M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2006. Disponível em:

RIZKALLA, Felipe Farage. Migração para o mercado livre de energia: estudo de caso do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

SANTOS, Givaldo; JUNIOR, Samuel Fereira; ORTIZ, Edgard. Lojas em shopping centers: análise do custo operacional como fator de sobrevivência e competitividade em lojas de alimentação. Revista de Tecnologia Aplicada (RTA), v.4, n.3, p. 3-20, set-dez, 2015.

SHOR, Juliana Melcop. Abertura do mercado livre de energia elétrica: vantagens e Possibilidade do Retail Wheeling no Brasil. Rio de Janeiro: Synergia, 2018.

TOLMASQUIM, Mauricio T. Novo modelo do setor elétrico brasileiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Synergia; EPE: Brasília, 2015.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 16ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos