O mercado brasileiro de Energia Elétrica Livre: um estudo de caso na indústria de Shopping Center sob a ótica da gestão eficiente dos recursos financeiros / The Brazilian free electric market: a case study in the Shopping Center industry from the point of view of the efficient management of financial resources

Crislane soares Costa, Elane lopes de Oliveira, Josiano Cesar de Sousa

Resumo


Este artigo apresenta conceitos referentes ao Mercado Livre de Energia Brasileiro, com enfoque nos consumidores especiais e define a estruturação institucional do Setor Elétrico Brasileiro. Para sua elaboração, utilizou-se o método de estudo de caso, através de uma pesquisa exploratória realizada em um condomínio empresarial (shopping Center) que pertenceu ao mercado cativo e realizou a migração para o mercado livre de energia de elétrica. O objetivo desta pesquisa é analisar a viabilidade financeira da migração de um condomínio varejista do mercado cativo para o mercado de energia elétrica livre, sob a ótica da gestão eficiente dos recursos financeiros. Como resultado, o estudo realizado comprovou a viabilidade financeira da adesão ao mercado livre, através da análise do ponto de equilíbrio financeiro, possibilitando previsibilidade orçamentaria e uma melhor gestão dos recursos financeiros e quantificaram a redução de custos com o fornecimento de energia elétrica através da a migração do ambiente de contratação regulada para o ambiente de contratação livre. Ao final, o estudo apresenta suas limitações e as recomendações para o desenvolvimento de futuras pesquisas.

 


Palavras-chave


Mercado Livre de Energia. Mercado Cativo. Gestão. Recursos Financeiros.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1877

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