Breve histórico da Educação Ambiental no Brasil / Brief History of Environmental Education in Brazil

Maria Cleide Gualter Alencar Arraes, Márcia Cristina Moraes Cotas Videira

Resumo


A formação dos profissionais da educação tem direcionado suas atenções para o saber pedagógico, em que o professor é preparado para saber como agir nas mais diversas situações do processo ensino-aprendizagem, bem como, para os conhecimentos, que lhe possibilitam o “ensinar” durante suas aulas. Porém, é importante, que haja um destaque maior para o professor como ser humano, que é diferente e, por isso, não vai seguir sempre as mesmas regras e “receitas”. Este estudo discute um breve histórico sobre a Educação ambiental no Brasil. Os resultados demonstraram que é necessário um maior acompanhado das políticas educacionais implantadas, de forma a garantir uma escola de qualidade para todos.


 



Palavras-chave


Educação ambiental; Políticas públicas; Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

________. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela terra. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília/Brasil, 5 de outubro de 1988.

________. Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394/9, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.

________. Decreto no 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Online, http://www.brasil.gov.br, 13/12/1999.

________. Lei 7.044/82 de 18 de dezembro de 1982. Documenta Brasília. Altera dispositivos da Lei 5.692/71.

________. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. v. 9. Brasília, 1997a. 128p.

________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. A implantação da educação ambiental no Brasil: meio ambiente e saúde. Brasília, 1997b.

________. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Lein°9.394,de20dedezembrode1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível Em . Acesso em: fev. 2015.

________. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em: 15 abril. 2015.

________. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9.795/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2015.

________. Decreto 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.

BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel, e NOSELLA, Paolo (1995). Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez. Coleção Questões da Nossa Época, v. 19, 5ª ed.

CAMPIANI, Maximiano César. Os temas transversais na educação. São Paulo: Códex, 2001.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CUBA. Marcos Antonio. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. ECCOM, v. 1, n. 2, p. 23-31, jul./dez., São Paulo. 2010.

DIAS, Genebaldo. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GUEDES, José Carlos de Souza. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 5.ed. Campinas: Papirus,1995.

KUENZER, A. Z. O ensino médio agora é para vida: entre o pretendido, o dito e o feito. v. 21, n.70, Ed. Soc, 2000, p. 15-39.

________. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 2001.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

NOGUEIRA, Nilbo R. Pedagogia dos Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Érica, 2005.

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 12 ed. Petrópolis -RJ:Vozes,2011.

RICARDO, Elio C. Competências, Interdisciplinaridade e Contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. 2005 (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas – PPGECT, Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 2005.

SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. 2007. Monografia (Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2007.

SCHINKE, Gert. Ecologia política. Santa Maria: Tchê!, 1986.

WALDMAN, Maurício. Meio ambiente & antropologia. São Paulo: Senac, 2006.

YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1874

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: