Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT): Mudança da abordagem assistencialista para a preventiva em uma Agência da Previdência Social (APS) em Petrolina/PE / Health and Quality of Work Life: A change from the assistance to preventive approach at a Social Security Agency (APS) in Petrolina-PE, Brazil

Débora Cavalcanti Bezerra da Silva, Iracema Mayara Jambeiro Engelhardt, Alvany Maria dos Santos Santiago, Luama Soraya Coelho Lins

Resumo


Em toda e qualquer organização é importante que haja harmonia entre os objetivos organizacionais e as expectativas e necessidades dos seus colaboradores Para que isso seja possível, faz-se necessário ampliar a consciência a respeito das condições de trabalho para propiciar melhor qualidade de vida no trabalho e que também gere melhores resultados para o consumidor final. Nesse âmbito, existem várias vertentes para tratar da qualidade de vida no ambiente organizacional. As duas abordagens assistencialista e a preventiva serão confrontadas neste estudo. Sendo que  a primeira centra, principalmente, em agir nas consequências dos problemas surgidos pela baixa qualidade de vida no trabalho e a segunda, em agir nas causas. Dessa forma, o objetivo deste estudo é relatar  o processo de mudança do enfoque assistencialista para o enfoque preventivo em Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho na Agência da Previdência Social em Petrolina/PE. Realizou-se um diagnóstico organizacional, aplicando uma escala em dois momentos, visando identificar a satisfação no trabalho. A análise dos dados obtidos indicam uma maior satisfação e, por conseguinte, QVT dos servidores mais novos na organização.


Palavras-chave


Saúde no Trabalho. Qualidade de Vida no Trabalho. Mudança organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREVIDÊNCIA (Org.). Base de Dados da Previdência Social. 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2014.

CURSO PARA DISSEMINADORES DO EXTERNOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Caderno do Educando Previdenciário. Petrolina: Previdência Social, 2014.

DRUCKER, P. F. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. (2004). Gestão de Pessoas Focada na Qualidade de Vida no Trabalho: Bem-Estar, uma Tarefa de Todos. Empresa X (Org.). Fórum Qualidade de Vida Trabalhando e Vivendo com Qualidade (pp. 1-7). Brasília: Empresa X.

FERREIRA, M. C. A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho? Reflexões empíricas e teóricas. Caderno Psicologia Social no Trabalho, [online], p. 83-99, 2008. ISSN 1516-3717.

_______________. A ergonomia da atividade pode promover a Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões de natureza metodológica. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, [online], p.8-20, 31 out. 2011. ISSN 1984-6657.

FLEURY, M. T. L. et al. As pessoas na organização. 7. ed. São Paulo: Gente, 2002.

GABINETE DO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (Org.). Informativo eletrônico da Previdência Social. 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico das cidades. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

KAPLAN, R; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia. Campus, 2000.

LEITE, J. V.; FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. Mudando a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, [online], p.109-123, 22 mar. 2010. ISSN 1984-6657.

MASLOW, A. H. Maslow no gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2000.

MENDES, A. M.; FERREIRA, M. C. Contexto de Trabalho. In: SIQUEIRA, Mirlene M. M. (Org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MOLLER, C. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos através de desenvolvimento das pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 14 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 29 ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.

Planalto. Decreto 7.556/2011. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2014.

Previdência. Missão do INSS. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2014.

Previdência. Visão do INSS. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2014.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração: Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2005.

SEÇÃO OPERACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS (Org.). Relatório da Primeira Fase. Petrolina: Previdência Social, 2012.

_________________________________________________. Relatório da Segunda Fase. Petrolina: Previdência Social, 2013.

_________________________________________________. Relatório da Terceira Fase. Petrolina: Previdência Social, 2013.

SIQUEIRA, W. A Teoria X e a Teoria Y, de Douglas McGregor. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2014.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1873

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: