Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT): Mudança da abordagem assistencialista para a preventiva em uma Agência da Previdência Social (APS) em Petrolina/PE / Health and Quality of Work Life: A change from the assistance to preventive approach at a Social Security Agency (APS) in Petrolina-PE, Brazil

Autores

  • Débora Cavalcanti Bezerra da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • Iracema Mayara Jambeiro Engelhardt Instituto Nacional do Seguro Social
  • Alvany Maria dos Santos Santiago Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco. http://orcid.org/0000-0002-5869-4848
  • Luama Soraya Coelho Lins Programa de Pós-Graduação em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS), Univasf

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1873

Palavras-chave:

Saúde no Trabalho. Qualidade de Vida no Trabalho. Mudança organizacional.

Resumo

Em toda e qualquer organização é importante que haja harmonia entre os objetivos organizacionais e as expectativas e necessidades dos seus colaboradores Para que isso seja possível, faz-se necessário ampliar a consciência a respeito das condições de trabalho para propiciar melhor qualidade de vida no trabalho e que também gere melhores resultados para o consumidor final. Nesse âmbito, existem várias vertentes para tratar da qualidade de vida no ambiente organizacional. As duas abordagens assistencialista e a preventiva serão confrontadas neste estudo. Sendo que  a primeira centra, principalmente, em agir nas consequências dos problemas surgidos pela baixa qualidade de vida no trabalho e a segunda, em agir nas causas. Dessa forma, o objetivo deste estudo é relatar  o processo de mudança do enfoque assistencialista para o enfoque preventivo em Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho na Agência da Previdência Social em Petrolina/PE. Realizou-se um diagnóstico organizacional, aplicando uma escala em dois momentos, visando identificar a satisfação no trabalho. A análise dos dados obtidos indicam uma maior satisfação e, por conseguinte, QVT dos servidores mais novos na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracema Mayara Jambeiro Engelhardt, Instituto Nacional do Seguro Social

Advogada, acadêmica em Psicologia na Univasf e Analista do Seguro Social do INSS

Alvany Maria dos Santos Santiago, Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Mestre em Administração pela University of Madison-WI, EUA, revalidado no pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Luama Soraya Coelho Lins, Programa de Pós-Graduação em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS), Univasf

Administradora, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS), Univasf

Referências

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREVIDÊNCIA (Org.). Base de Dados da Previdência Social. 2011. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br>. Acesso em: 10 dez. 2014.

CURSO PARA DISSEMINADORES DO EXTERNOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Caderno do Educando Previdenciário. Petrolina: Previdência Social, 2014.

DRUCKER, P. F. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. (2004). Gestão de Pessoas Focada na Qualidade de Vida no Trabalho: Bem-Estar, uma Tarefa de Todos. Empresa X (Org.). Fórum Qualidade de Vida Trabalhando e Vivendo com Qualidade (pp. 1-7). Brasília: Empresa X.

FERREIRA, M. C. A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho? Reflexões empíricas e teóricas. Caderno Psicologia Social no Trabalho, [online], p. 83-99, 2008. ISSN 1516-3717.

_______________. A ergonomia da atividade pode promover a Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões de natureza metodológica. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, [online], p.8-20, 31 out. 2011. ISSN 1984-6657.

FLEURY, M. T. L. et al. As pessoas na organização. 7. ed. São Paulo: Gente, 2002.

GABINETE DO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (Org.). Informativo eletrônico da Previdência Social. 2009. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br>. Acesso em: 24 jan. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico das cidades. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=26&search=pernambuco>. Acesso em: 14 nov. 2014.

KAPLAN, R; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia. Campus, 2000.

LEITE, J. V.; FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. Mudando a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, [online], p.109-123, 22 mar. 2010. ISSN 1984-6657.

MASLOW, A. H. Maslow no gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2000.

MENDES, A. M.; FERREIRA, M. C. Contexto de Trabalho. In: SIQUEIRA, Mirlene M. M. (Org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MOLLER, C. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos através de desenvolvimento das pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. 14 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 29 ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.

Planalto. Decreto 7.556/2011. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7556.htm#art6>. Acesso em: 13 nov. 2014.

Previdência. Missão do INSS. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia/historico/misso/>. Acesso em: 01 nov. 2014.

Previdência. Visão do INSS. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/viso/>. Acesso em: 01 nov. 2014.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração: Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2005.

SEÇÃO OPERACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS (Org.). Relatório da Primeira Fase. Petrolina: Previdência Social, 2012.

_________________________________________________. Relatório da Segunda Fase. Petrolina: Previdência Social, 2013.

_________________________________________________. Relatório da Terceira Fase. Petrolina: Previdência Social, 2013.

SIQUEIRA, W. A Teoria X e a Teoria Y, de Douglas McGregor. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/>. Acesso em: 15 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos