A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context

Autores

  • Ana Kalyne Batista Barros de Andrade Universidad Hispano-Guaraní. Assunção – PY
  • Maria Dulcicleide Braga Leite Universidad Hispano Guarani - Assunção/PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1869

Palavras-chave:

Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno

Resumo

Há algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades  para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e,  c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno.

 


 


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Biografia do Autor

Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Universidad Hispano-Guaraní. Assunção – PY

1 Doutora em Ciências da Educação Universidad  Hispano-Guaraní. Assunção – PY. Mestre em Ciências da Educação. Pós Graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Lusófona de Lisboa. Pós Graduação em Docência da Educação Básica. Pós Graduação na em Docência do Ensino Superior e Políticas Públicas e, Graduação em Letras, ambas pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina FAFOPA. Atualmente é Professora da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA.

Maria Dulcicleide Braga Leite, Universidad Hispano Guarani - Assunção/PY

2 Graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Regional do Cariri (1986); mestrado em Ciências da Educação - Universidad Autónoma de Asunción/PY; Doutora em Ciências da Educação - Universidad Autónoma de Asunción/PY. Pós-doutora em Gestão e Inovação Educativa - Universidad Autonóma de Asunción/PY. Atualmente professora convidada da Universidad Hispano Guarani - Assunção/PY.


 

 

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Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos