A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas implicações na Aprendizagem, em Contexto Universitário / Affectiveness in the Teacher-Student Relationship and its Implications in Learning in a University Context

Ana Kalyne Batista Barros de Andrade, Maria Dulcicleide Braga Leite

Resumo


Há algum tempo, no campo da educação, se desenvolvem discussões que englobam o conhecimento e a afetividade. Tais discussões tem aberto um camo vasto de novas possibilidades  para se entender o ser humano, na sua dimensão de totalidade. O presente estudo teve o objetivo de analisar as implicações da afetividade na relação professor-aluno na aprendizagem em contexto universitário. Para isso foi necessário também: a) Analisar a postura do professor em sala de aula; b) Saber como é a experiência de aprendizagem do aluno; e,  c) Identificar os aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Concluiu-se que a postura do professor em sala de aula tem implicações na experiência de aprendizagem do aluno. Este exerce um importante papel de mediação, que pode favorecer ou não à construção do conhecimento e consequentemente a aprendizagem do aluno.

 


 



Palavras-chave


Educação, Afetividade, Relação Professor-aluno

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1869

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