O papel dos Conselhos de Educação no Brasil / The role of the Education Councils in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1866

Palavras-chave:

Educação. Políticas públicas. Gestão da educação

Resumo

O objetivo do presente estudo foi discutir o papel dos conselhos escolares à luz do controle social. A formação dos Conselhos Municipais de Educação, devem implicar em uma maior autonomia, nas decisões referentes a educação municipal. Contudo, muitos desses Conselhos, criados no afã de cumprir a legislação, não parecem terem atentado para a importância de articular os profissionais da educação, alunos, pais e a comunidade, juntamente com o poder executivo, de forma a elaborarem um planejamento estratégico que possa garantir seu efetivo funcionamento (dos Conselhos).  Os resultados demonstraram que o processo de conquista da autonomia pelos Conselhos acontece em meio a controvérsias, os Conselhos estão ainda a passos lentos para exercer a gestão democrática nas políticas públicas de educação, porém simbolizam um lugar favorável para a participação da sociedade e o controle social mais legítimo, sendo sem dúvida a direção certa para que se alcance uma educação de qualidade.

 

 

 

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Biografia do Autor

Esmeralda Maria de Oliveira Costa, Universidad Americana. Paraguai

1 Graduação em Pedagogia pela Centro de Estudos Superiores de Maceió. Especialização em  Psicopedagogia pela Universidade Federal de Alagoa. Especialização em Controle Externo pela Universidade Federal de Alagoas. Maestría en Gobierno y Gerencia Pública. Universidad Americana. Paraguai.

Graciela Fanego, Universidad Americana. Paraguai.

2 Universidad Americana. Paraguai.


 


 

 

 


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Publicado

2019-05-30

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