A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education

Autores

  • Marcos Alberto de Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cristiane Xavier Galhardo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vivianni Marques Leite dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0001-8741-8888

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1865

Palavras-chave:

IoT, Ensino, Tecnologia

Resumo

A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.

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Biografia do Autor

Marcos Alberto de Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Cristiane Xavier Galhardo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

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Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão