A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education

Marcos Alberto de Araújo, Cristiane Xavier Galhardo, Vivianni Marques Leite dos Santos

Resumo


A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.

Palavras-chave


IoT, Ensino, Tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


AL-FUQAHA, A.; GUIZANI, M.; MOHAMMADI, M.; ALEDHARI, M.; AYYASH, M. Internet of Things: A Survey on Enabling Technologies, Protocols, and Applications, in IEEE Communications Surveys & Tutorials, vol. 17, no. 4, pages 2347-2376, IEEE, 2015. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7123563 Acesso em: 25 set 2018.

ASHTON, K. That ‘Internet of Things’ thing. RFID Journal, 2009. Disponível em: http://www.rfidjournal.com/article/view/4986 Acesso em: 27 set 2018.

BREVIDELLI, M. Fatores psicossociais e organizacionais na adesão às precauções-padrão. Rev. Saúde Pública, 2009.

CARVALHO, N.B.; OLIVEIRA, G.F. O Uso das Novas TIC's Como Ferramentas de Apoio Pedagógico para o Ensino Fundamental II na Escola Érico Veríssimo, Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 2016, vol.10, n.31, Supl 3, p. 217-230. ISSN: 1981-1179.

CLARO, M. Como a Internet das Coisas pode entrar na escola, 2016. Disponível em: https://www.moodlelivre.com.br/noticias/1481-como-a-internet-das-coisas-pode-entrar-na-escola Acesso em: 26 de set 2018.

COELHO, R. R.; ASSIS, E. R. de; MACEDO, S. Desafios da Gestão Escolar: Um Estudo de Caso da Escola Pública Senador Nilo Coelho - Dormentes/PE. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 2018, vol.12, n.42, p. 436-455. ISSN: 1981-1179.

FEKI, M. A.; KAWSAR, F.; BOUSSARD, M. Trappeniers, Lieven The Internet of Things: The Next Technological Revolution. IEEE Computer Society, 2013. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6457383 Acesso em 26 set 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2010.

GALEGALE, G. P., SIQUEIRA, E., SILVA, C. B. H., & SOUZA, C. A. Internet das Coisas aplicada a negócios – Um estudo bibliométrico. Journal of Information Systems and Technology Management, 2016.

GASQUE, K. Bibliotecas Escolares: tendências globais. Em Questão. Porto Alegre, v. 22, n.3, 2016.

GREEF, G.V. Aprendizagens em movimento: Um relato de experiência de Prática Docente do Pensamento Computacional através de M-Learning e U-Learning. Revista Thema, Porto Alegre, 2018.

HYPE CYCLE. Techcnology Review, 2013. Disponível em: https://www.gartner.com/newsroom/id/2575515 Acesso em: 22 set 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI. Busca de anterioridade de programas de computador: Petrolina. Disponível em: www.inpi.gov.br. Acesso em: 22 out 2018.

JOHNSON, L.; ADAMS, S.; ESTRADA, V.; FREEMAN, A. NMC Horizon Report: 2015 K-12 Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2015. Disponível em: http://cdn.nmc.org/media/2015-nmc-horizon-report-k12-EN.pdf Acesso em: 26 set 2018.

NING, H. HU, S. Technology classification, industry and education for future Internet of things. International Journal of Communication Systems, V.25, N.9, 2012.

SACOOL, A., SCHLEMMER, BARBOSA, J. (2011). M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. Campinas: Pearson, 2011.

SILVA, R.; VASCONCELOS, R.; CALADO, I.; CASTELO BRANCO, K.; BRAGA, R. Aplicando Internet das Coisas na Educação: Tecnologia, Cenários e Projeções. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017.

SINGER, T. Tudo Conectado: conceitos e representações da internet das coisas. Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade - Práticas Interacionais em Rede, 2012.

ZUIN, A., ZUIN, A. formação no tempo e no espaço da Internet das Coisas. Revista Educação & Sociedade. Campinas, V. 37, N. 136, 2016.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1865

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Marcos Alberto de Araújo, Cristiane Xavier Galhardo, Vivianni Marques Leite dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: