A Internet das Coisas e suas implicações na Educação / The Internet of Things and its Implications in Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1865Palavras-chave:
IoT, Ensino, TecnologiaResumo
A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica que está presente fortemente no dia-a-dia das pessoas e tem encontrado aplicação em diversos setores da sociedade. Este artigo aborda os conceitos de Internet das Coisas e suas implicações para a área da educação. Como metodologia, concentrou-se em uma revisão da literatura na base de dados Periódicos Capes nos últimos 5 anos e em uma busca de anterioridade na base de dados de registros de computador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O objetivo principal desse estudo foi obter um diagnóstico acerca das iniciativas de Internet das Coisas para melhorias na educação. Como resultado constata-se que a crescente utilização de recursos tecnológicos em sala de aula e a conectividade destes dispositivos com outros objetos potencializam o processo de ensino-aprendizagem e tem encontrado aplicações, principalmente, no que se refere a plataformas educacionais, e também no gerenciamento de informações sobre os estudantes por meio dos acessos feitos em suas plataformas.Downloads
Referências
AL-FUQAHA, A.; GUIZANI, M.; MOHAMMADI, M.; ALEDHARI, M.; AYYASH, M. Internet of Things: A Survey on Enabling Technologies, Protocols, and Applications, in IEEE Communications Surveys & Tutorials, vol. 17, no. 4, pages 2347-2376, IEEE, 2015. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7123563 Acesso em: 25 set 2018.
ASHTON, K. That ‘Internet of Things’ thing. RFID Journal, 2009. Disponível em: http://www.rfidjournal.com/article/view/4986 Acesso em: 27 set 2018.
BREVIDELLI, M. Fatores psicossociais e organizacionais na adesão às precauções-padrão. Rev. Saúde Pública, 2009.
CARVALHO, N.B.; OLIVEIRA, G.F. O Uso das Novas TIC's Como Ferramentas de Apoio Pedagógico para o Ensino Fundamental II na Escola Érico Veríssimo, Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 2016, vol.10, n.31, Supl 3, p. 217-230. ISSN: 1981-1179.
CLARO, M. Como a Internet das Coisas pode entrar na escola, 2016. Disponível em: https://www.moodlelivre.com.br/noticias/1481-como-a-internet-das-coisas-pode-entrar-na-escola Acesso em: 26 de set 2018.
COELHO, R. R.; ASSIS, E. R. de; MACEDO, S. Desafios da Gestão Escolar: Um Estudo de Caso da Escola Pública Senador Nilo Coelho - Dormentes/PE. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 2018, vol.12, n.42, p. 436-455. ISSN: 1981-1179.
FEKI, M. A.; KAWSAR, F.; BOUSSARD, M. Trappeniers, Lieven The Internet of Things: The Next Technological Revolution. IEEE Computer Society, 2013. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6457383 Acesso em 26 set 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2010.
GALEGALE, G. P., SIQUEIRA, E., SILVA, C. B. H., & SOUZA, C. A. Internet das Coisas aplicada a negócios – Um estudo bibliométrico. Journal of Information Systems and Technology Management, 2016.
GASQUE, K. Bibliotecas Escolares: tendências globais. Em Questão. Porto Alegre, v. 22, n.3, 2016.
GREEF, G.V. Aprendizagens em movimento: Um relato de experiência de Prática Docente do Pensamento Computacional através de M-Learning e U-Learning. Revista Thema, Porto Alegre, 2018.
HYPE CYCLE. Techcnology Review, 2013. Disponível em: https://www.gartner.com/newsroom/id/2575515 Acesso em: 22 set 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI. Busca de anterioridade de programas de computador: Petrolina. Disponível em: www.inpi.gov.br. Acesso em: 22 out 2018.
JOHNSON, L.; ADAMS, S.; ESTRADA, V.; FREEMAN, A. NMC Horizon Report: 2015 K-12 Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2015. Disponível em: http://cdn.nmc.org/media/2015-nmc-horizon-report-k12-EN.pdf Acesso em: 26 set 2018.
NING, H. HU, S. Technology classification, industry and education for future Internet of things. International Journal of Communication Systems, V.25, N.9, 2012.
SACOOL, A., SCHLEMMER, BARBOSA, J. (2011). M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. Campinas: Pearson, 2011.
SILVA, R.; VASCONCELOS, R.; CALADO, I.; CASTELO BRANCO, K.; BRAGA, R. Aplicando Internet das Coisas na Educação: Tecnologia, Cenários e Projeções. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017.
SINGER, T. Tudo Conectado: conceitos e representações da internet das coisas. Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade - Práticas Interacionais em Rede, 2012.
ZUIN, A., ZUIN, A. formação no tempo e no espaço da Internet das Coisas. Revista Educação & Sociedade. Campinas, V. 37, N. 136, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.