Gestão Participativa: A Atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle do FUNDEB / Participatory Management: The Performance of the Monitoring and Control Council of FUNDEB
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1862Palavras-chave:
Gestão Participativa, Democracia, Conselho do FUNDEB.Resumo
Este artigo aborda a participação democrática da população de Filadélfia - Bahia através do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB) nas tomadas de decisões e fiscalização dos recursos do FUNDEB. Este trabalho tem como finalidade analisar a atuação do Conselho do FUNDEB em Filadélfia-BA. Estudar o referido tema é de fundamental importância para a sociedade na fiscalização das transferências e aplicações dos recursos financeiros do FUNDEB e visa provocar uma reflexão sobre os entraves na atuação do referido conselho, apresentando o resultado da pesquisa no Município de Filadélfia. Para o desenvolvimento desta pesquisa buscamos embasamento teórico em SALES (2014), SANTOS e AVRITZER (2005), LYRA (1999), LUCK (2000), entre outros. Para isso, realizou-se leitura e análise documental das leis de criação, decretos, e do regimento interno do conselho, bem como solicitação de informações através de questionários semiestruturados à Secretaria Municipal de Educação e a membros do referido conselho. Os resultados alcançados com essa pesquisa apontam para o fato da maioria dos membros não ter conhecimento da real função de um conselheiro do CACS-FUNDEB, além de participar apenas para atender convite da administração municipal.
Downloads
Referências
AVRITZER, Leonardo; ANASTASIA, Fátima (Org.). Reforma Política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
BRASIL, lei de nº 11.494 de 20 de junho de 2017. Dispõe sobre a Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
DAVIES, N. FUNDEB: a redenção da educação básica? Campinas, SP: Autores associados, 2008 (Coleção Polêmicas do nosso tempo).
FARENZENA, Nalú. Espaços de Democratização na Gestão Financeira da Educação. Boletim Salto Para o Futuro, Rio de Janeiro, p. 13-18, 2002.
FILADÉLFIA, lei de nº 084 de 26 de março de 2017. Dispõe sobre a criação do conselho municipal de acompanhamento e controle social do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação – conselho do FUNDEB.
FILADÉLFIA, lei de nº 097 de 01 de outubro de 2007. Dispõe sobre alteração Lei municipal Nº. 084/07 de 26 de março de 2007, que Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Conselho do FUNDEB.
FILADÉLFIA, lei de nº 128 de 08 de dezembro de 2008. Dispõe sobre alteração Lei municipal Nº. 084/07 de 26 de março de 2007, que Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Conselho do FUNDEB.
FILADÉLFIA, lei 265/2014 de 18 de março de 2014. Dispõe sobre alterações na Lei municipal Nº. 084/07 de 26 de março de 2007, que Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Conselho do FUNDEB.
FILADÉLFIA, Regimento Interno do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no Município de Filadélfia. disponivel em: <http://www.filadelfia.ba.io.org.br/diarioOficial/download/261/1548/0> Acesso em 26 de fevereiro de 2019.
GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Conselhos gestores de políticas públicas: democracia, controle social e instituições. São Paulo: EAESP/ FGV, 2003. 110 p. Disponível em: . Acesso em: 24.02.2019. Dissertação.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloisa [et al]. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
LYRA. Rubens Pinto. Os conselhos de direitos do homem e do cidadão e a democracia participativa. Revista de informação legislativa do Senado Federal, Brasília, ano 33, n. 130, abr./jun. 1996.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. FUNDEB. Manual de orientações 2009.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
SALLES, Helena da Motta. Gestão democrática e participativa. Helena da Motta Salles. – 3. ed. rev. ampl. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa e AVRITZER, Leonardo. Para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 3 a ed. 2005.
SELL, Carlos Eduardo. Introdução à Sociologia Política: política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SIRAQUE, Vanderlei. Controle social da função administrativa do Estado. 2ª ed. São Paulo: Saraiva 2009.
SOUZA, A.R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.25, n.03, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.