Saúde e Adoecimento: Questões sobre o Trabalhador da Educação / Health and Illness: Questions about the Education Worker

Autores

  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University. Orlando – FL
  • Daniel González González Universidad Autónoma de Asunción e Universidad de Jaén (Espanha).
  • José Valvernages de Farias Florida Christian University. Orlando – FL

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1853

Palavras-chave:

Saúde do professor. Educação. Adoecer

Resumo

A saúde do professor e a relação que este estabelece com a instituição educativa onde atua ainda um tema complexo. Soma-se nesta relação um quadro que vai muito além do aspecto físico do adoecer. Este artigo discute as muitas questões envolvidas, que não são somente de ordem física ou psíquica. Há também questões sociais que interferem na saúde do docente, que não podem ser interpretadas fora de um contexto que é ao mesmo tempo histórico, político e sociocultural, que de alguma maneira interferem na dinâmica do trabalho exercido. Os resultados nos levam a crer que políticas públicas mais adequadas e sintonizadas com aspectos da realidade do educador, possam minimizar algumas distorções quando este trabalhador não se encontra mais capaz de exercer plenamente seu ofício.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University. Orlando – FL

1 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autonóma de Asunción, Paraguai. Pós Doutorando pela Florida Christian University. Orlando – FL. [email protected].

Daniel González González, Universidad Autónoma de Asunción e Universidad de Jaén (Espanha).

2 Doctorado en Educación pela Universidad de Granada. Atualmente é Profesor Titular de Universidad da Universidad de Granada. Universidad Autónoma de Asunción e Universidad de Jaén (Espanha).

José Valvernages de Farias, Florida Christian University. Orlando – FL

3 Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando – FL. [email protected];

 

 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:

< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: 11 jun. 2018.

______. Decreto nº 3.048, de 06 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 89, 7 maio 1999______. Lei Federal Nº 8.112. Artigo 24 de 11 de dezembro de 1990.

______. Lei Federal Nº. 8.213 de 24 de julho1991.

______. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/1996.

______. Ministério da Previdência Social. Anuário Estatístico da Previdência Social. Suplemento Histórico. 2008.

CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. IN: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.

CRUZ, R.M.; LEMOS, J.C.; Atividade Docente, condições de trabalho e processo de saúde. Revista Motrivência. Ano XVII, nº 24, junho/2005.

DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Editora Cortez – Oboré, 1992.

ESTEVE, João M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Editora EDUSC; 1999.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Modernidade_e_ Identidade.html?id=Kvc_7BNkGiEC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acessado em jan. 2018.

MEDEIROS, Rosana C.F. Para uma ecologia (mais) humana do professor readaptado. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília, 2010.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MORIN, Edgar. O método1: A natureza da natureza. 3ª edição. Portugal: publicações Europa-América, 1997.

PEZZUOL, Maria de Lourde de M. Identidade e trabalho docente: a situação do professor readaptado em escolas públicas do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Semiótica, Tecnologia de informação e Educação da Universidade Bráz Cubas. Mogi das Cruzes, SP, 2008.

REIS, Maria Izabel A. dos. O adoecimento dos trabalhadores docentes na rede pública de ensino de Belém do Pará. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Pará. Belém, 2014.

RODRIGUES, Janete A. O Mal-estar docente: Trabalho, saúde e educação. Dissertação de Mestrado apresentada a Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. 2009.

SAMPAIO, R.F.; et al. Análise das aposentadorias por incapacidade permanente entre os trabalhadores da Universidade Federal de Minas Gerais no período de 1966 a 1999.

Revista. Associação Médica Brasileira, v.49, n. 1, p. 60-66, MG 2003.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Comment