Ciência e psicologia: uma compreensão à partir das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v1i1.185Palavras-chave:
Representações Sociais, Ciência, Psicologia.Resumo
As Representações Sociais (RS) acerca da Ciência e da Psicologia, sua importância e as percepções acerca do papel do psicólogo na sociedade, entre estudantes de universidades públicas e privadas de João Pessoa-PB, constituíram o foco de interesse deste estudo. Nosso objetivo foi compreender de que forma a concepção que possuem de ciência influencia a percepção da Psicologia, uma vez que a primeira encontra-se implicada na vida cotidiana dos atores sociais envolvidos. A amostra constituiu-se de 66 acadêmicos e o instrumento utilizado foi a entrevista semi-dirigida. Através da análise de conteúdo, observou-se que as representações sociais dos estudantes fizeram emergir tanto Concepções de Ciência como estudo e como conhecimento, mais relacionadas com uma concepção racionalista, como também, a ciência como algo que provém de uma comprovação empírica, desvendada através de um método, nestes casos, uma concepção empirista, onde a ciência é concebida como uma interpretação dos fatos baseada em experimentos. Emergiu ainda uma percepção de ciência como investigação ou algo para explicar o desconhecido. Neste caso uma concepção construtivista, onde a ciência não objetivaria apresentar uma verdade absoluta, mas uma verdade aproximada, que pode ser corrigida, modificada ou abandonada por outra mais adequada.
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