A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1848

Palavras-chave:

Contos de fadas, Valores éticos, Educação infantil.

Resumo

 O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância dos contos de fadas na construção da personalidade infantil, por ser um veículo transmissor de valores humanos e éticos, necessários para a formação de vínculos afetivos nos alunos. Trata-se de um estudo baseado em autores de referências sobre o tema.  Os resultados permitiram constatar a relevância do uso dos contos de fada como estratégia didática, pois estes parecem benificiar as crianças nos aspectos afetivos, cognitivo, psíquico e social. As atividades lúdicas que envolvem personagens, ajudam a criança a se identificarem e, administrar melhor seus diferentes estados emocionais. Assuntos como certo e errado, diferenças entre o bem e o mal, são internalizadas com maior facilidade, ajudando na expressão dos sentimientos pelas crianças. É preciso pois, que sejam incluídas políticas públicas que privilegiem a preparação continuada dos docentes, e dotação de recursos financeiro às escolas, de forma que estes possam levar a cabo suas funções de maneira mais efetiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Ferreira Banja Fernandes, Universidad Autónoma e Asunción.

1 Doctorado Ciencias Educación. Universidad Autónoma e Asunción.

Diosnel Centurión, Universidad Americana

Doutorado em Comunicacao pela Macquarie University, Austrália. Professor da Universidad Americana , Paraguai.


 


Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2005.

ANDERSEN, H.C. O patinho feio. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

DIAS, C.R. Y ARCHANGELO, A., LUZ, T. A importância do brincar no ensino de 9 anos. In: Anais I Seminário e II Encontro PIBD 14 e 15 maio/12.Campinas, São Paulo: UNICAMP, 2012.

FRANCO, S.G. O brincar e a experiência analítica. Rio de Janeiro, v.6, n.1, jun. Recuperado de: http://www.scielo.br/scielo.php, 2017.

GOMES, J.C.S. Brincar: uma história de ontem e hoje. [Monografia] Centro de Educação. Curso de Pedagogia. Campinas: UNICAMP, 2006.

MAIA, A.C.B., LEITE, L.P. Y MAIA, A.F. (2011). O emprego da literatura na educação infantil: a investigação e intervenção com professores de pré-escola. Rev. Psicopedagia. São Paulo: v.28, n.86, 2011.

MILIAVACA, R.R. A importância da literatura na educação infantil. Recuperado de: www.dombosco.fag.edu.br/coor/coopex/Trabalhos, 2017.

RADINO, G. Contos de fadas e a realidade psíquica: a importância da fantasia no desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

SCHNEIDER, R.E.F. Y TOROSSIAN, S.D. Contos de fadas: de sua origem à clínica contemporânea. Belo Horizonte: Psicologia em Revista. v.15, n.2, 2009, p.132-148.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

WINNICOTT, D.W. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

ZIBERMAN, R. Como e porque ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetivo, 2004.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Comment