Acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial: Revisão Integrativa da Literatura / Reception in the Psychosocial Care Network: Integrative Literature Review

Autores

  • Aline Barros de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1844

Palavras-chave:

Acolhimento, Saúde mental, Serviços de saúde, Desinstitucionalização.

Resumo

O Objetivo do estudo foi analisar um recorte da produção científica acerca do acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através das bases de dados LILACS e BDENF, a partir dos descritores acolhimento, saúde mental, serviços de saúde e desinstitucionalização. Resultados: Foram selecionados 17 artigos, desses em 14 (82,35%) houve a menção da escuta como forma de acolhimento, seguido de estabelecimento de vínculo 8 (47,05%) e diálogo 6 (35,29%). Em 12 (70,58%) tiveram profissionais como sujeitos de estudo. Conclusão: Ratifica-se a necessidade de mais estudos sobre acolhimento na saúde mental, uma vez que é uma prática imprescindível em qualquer serviço da Rede de atenção Psicossocial, pois esse público apresenta maior vulnerabilidade. A inexistência dessa prática como forma de escuta qualificada, diálogo e estabelecimento de vínculo poderá comprometer a continuidade no cuidado.

 

 

 

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Biografia do Autor

Aline Barros de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)

1 Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira (PE), Brasil. E-mail: [email protected] (* Autora correspondente);

2 Enfermeira (UFPE), Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira – Curso: Bacharelado em Enfermagem. Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-graduada em Educação Profissional pela UFPE – Fiocruz. Caruaru (PE), Brasil. E-mail: [email protected];

3 Enfermeira (FENFA), Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira – Curso: Bacharelado em Enfermagem. Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário, Pós-graduada- em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pesqueira (PE), Brasil. E-mail: [email protected];

4 Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira (PE), Brasil. E-mail: [email protected];

5 Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira (PE), Brasil. E-mail: [email protected];

6 Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira (PE), Brasil. E-mail: [email protected];

7 Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira (PE), Brasil. E-mail: [email protected];


 

1*, Valquiria Farias Bezerra Barbosa2, Ana Carla Silva Alexandre3, Dária Catarina Silva Santos4, Leonardo Silva da Costa5, Lúcia Cristina da Silva Pereira6, Jesse Almeida Leite7

 

 

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Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão