Aulas Práticas no ensino de Biologia: Desafios e Possibilidades / Practical Lessons in Biology Education: Challenges and Possibilities

Autores

  • Cibely Maria de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Caique Barbosa dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF http://orcid.org/0000-0002-7154-2160

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1839

Palavras-chave:

Experimentação Científica, Biologia, Educação.

Resumo

As atividades práticas desenvolvidas durante as aulas de Biologia visam a complementação do estudo teórico da disciplina, permitindo que o aluno analise na prática a teoria aprendida nas aulas convencionais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através da análise de informações publicadas sobre o tema. Os autores citados relatam a importância das atividades práticas no processo de aprendizagem de biologia, indicando também os desafios encontrados por professores e alunos, como escolas sem infraestrutura adequada e falta de preparo dos docentes. Apesar das dificuldades encontradas a investigação científica pode ser uma ferramenta preciosa no processo de aprendizagem, além de possibilitar a inserção do aluno no contexto tecnológico existente.

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Biografia do Autor

Cibely Maria de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Discente do Curso de Especialização em Ensino em Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco – UPE.

Caique Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Mestrando em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Especialista no Ensino da Biologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF.

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Publicado

2019-05-31

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