Orçamento Participativo, Gestão Democrática e Participativa e o Município de Senhor do Bonfim-BA/ Participative Budget, Democratic and Participatory Management and the Municipality of Senhor do Bonfim-BA

Autores

  • Verônica Gomes Lopes Angelim Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Marcos Alberto de Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1834

Palavras-chave:

Orçamento participativo, democracia, participação, políticas públicas

Resumo

O presente artigo objetivou analisar a importância do Orçamento Participativo (OP) em um município baiano, mais especificamente Senhor do Bonfim.  Sobre se o OP,  atende aos anseios da comunidade e se o mesmo auxilia o gestor na decisão e aplicação dos recursos públicos. Procura-se, observar o processo de definição e configuração do Orçamento Participativo neste município, assim como a forma como se dá a participação dos atores envolvidos, tendo como objetivo geral afirmar como o orçamento participativo pode ser utilizado como logística de gestão e organização dos recursos públicos. Por fim, compreender a efetividade da realização das ações previstas no Orçamento Participativo pelo Poder Executivo, verificando o nível de satisfação da população quando se trata da aplicação dos recursos públicos, observando a frequência da participação da sociedade nas audiências públicas e da elaboração do orçamento no modelo atual e se a mesma contribui com a fiscalização da aplicação dos recursos. A metodologia utilizada foi uma revisão de teses e artigos, bem como dados secundários e documentos oficiais como leis, relatórios e registros fotográficos, que pudessem auxiliar no entendimento e elucidação do tema estudado.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Gomes Lopes Angelim, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

1 Verônica Gomes Lopes Angelim. Bacharel em Administração pela FACAPE/Petrolina-PE.  

Contato: [email protected]>

 

Marcos Alberto de Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

2 Marcos Alberto de Araújo. Orientador e Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UNIVASF)

Referências

ANDRADE, Juliana M. S. Participação popular, orçamento participativo e inversão de prioridades: a experiência de Vitória da Conquista — Bahia (1997-2002). Dissertação (mestrado em administração) — Universidade Salvador, Salvador, 2005.

AVRITZER, Leonardo. Modelos de deliberação democrática: uma análise do orçamento participativo no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009a. p. 561-597.

AVRITZER, Leonardo; NAVARRO, Zander (Org.). A inovação democrática no Brasil: o orçamento participativo. São Paulo: Cortez, 2003.

BELLO, Carlos A. Orçamento participativo em São Paulo: uma invenção de limitado alcance. In: OLIVEIRA, Francisco de; RIZEK, Cibele S. (Org.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 103-127.

BOSSOIS, Irene L. A formulação democrática do orçamento municipal: a experiência de Vila Velha - ES no período de 1983-1986. Revista de Administração Municipal, v. 34, n. 184, p. 6-11, jul./set. 1987.

COELHO, Vera S. P.; NOBRE, Marcos (Org.). Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. 34, 2004.

CUNHA, Eleonora S. M. A efetividade deliberativa dos Conselhos Municipais de Saúde e de Criança e Adolescente no Nordeste. In: AVRITZER, Leonardo (Org.). A participação social no Nordeste. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 135-161.

DAHL, Robert A. Análise política moderna. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.

FEDOZZI, Luciano. Orçamento Participativo: reflexões sobre a experiência de Porto Alegre. Porto Alegre: Tomo Editorial; Rio de Janeiro: Fase, 1997.

FERNANDES, Antônio S. A. Gestão municipal e participação social no Brasil: a trajetória de Recife e Salvador (1986-2000). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA — IBGE Cidades@. Bahia, Senhor do Bonfim, população 2018. 2019a. Disponível em: . Acesso em: 05 maio. 2019

GENRO, Tarso; SOUZA, Ubiratan de. Orçamento Participativo: a experiência de Porto Alegre. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1997.

MILANI, Carlos R. S. Participação social e ação pública local na Bahia. In: AVRITZER, Leonardo (Org.). A participação social no Nordeste. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 215-235.

MOTA, Áurea. Fissuras na estrutura do mandonismo. Transformações recentes e ampliação do escopo democrático na Bahia. In: AVRITZER, Leonardo (Org.). A participação social no Nordeste. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 45-63.

NAVARRO, Zander. O “Orçamento Participativo” de Porto Alegre (1989-2002): um conciso comentário crítico. In: AVRITZER, Leonardo; NAVARRO, Zander (Org.). A inovação democrática no Brasil: o orçamento participativo. São Paulo: Cortez, 2003. p. 89-128.

PINHO, José A. G. de. Inovação em contexto de múltiplas adversidades: o caso de Vitória da Conquista, Bahia. In: JACOBI, Pedro; PINHO, José A. G. de (Org.). Inovação no campo da gestão pública local: novos desafios, novos patamares. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 185-204.

PIRES, Roberto; TOMAS, Maria C. Instituições participativas e gestão municipal no Nordeste. Uma análise dos efeitos da participação sobre as práticas de governo. In: AVRITZER, Leonardo (Org.). A participação social no Nordeste. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 163-189.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM-BA (PMSB). Secretaria de Finanças e Planejamento. Coordenação do Orçamento Participativo. Social e Orçamento Participativo. A história do Orçamento Participativo em Vitória da Conquista, 1997-2009. 2009. Arquivo digital no formato Word for Windows (doc).

ROCHA, Alexssandro C. Alcances do orçamento participativo nos investimentos educacionais realizados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista no período de 2002 a 2007. Dissertação (mestrado)

ROMÃO, Wagner de M. Nas franjas da sociedade política: estudo sobre o orçamento participativo. Tese (doutorado) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

RUIZ SÁNCHEZ, Félix. Orçamento Participativo: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Boaventura de S. Orçamento participativo em Porto Alegre: para uma democracia re- distributiva. In: SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Estudo de Caso