A formação sócio-antropológica na educação médica

Autores

  • Francinete Alves de Oliveira Giffoni
  • Gislene Farias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v1i1.183

Palavras-chave:

Metacognição, educação médica, saúde.

Resumo

A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense.

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Publicado

2007-01-19

Edição

Seção

Administração e Recursos Humanos