Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil

Autores

  • Sabrina Gomes Bezerra Freire Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Farias Pinheiro Faculdade KURIUS
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1820

Palavras-chave:

Alimentação Saudável, Crianças, Educação Infantil

Resumo

O papel da alimentação saudável na escola é de suma importância, pois a criança passa uma boa parte do seu tempo na escola ou creche. A criança vai aprendendo a ter novos hábitos de se alimentar, através da observação. Com a modernidade e praticidade de lanches mais rápidos os pais estão oferecendo aos filhos para que eles levem a escola, sabendo que esses alimentos nem sempre trazem nutrientes e nem benefícios a saúde dos filhos. Nesse estudo o objetivo foi de analisar a qualidade dos alimentos oferecidos na escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e estudo exploratório com a técnica do questionário semi-estruturado sobre a alimentação saudável para crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Salgueiro-PE. Através das informações colhidas, percebeu que os alunos não consomem alimentos saudáveis, e sim, dão preferência a lanches industrializados. Neste sentido, acredita-se que a inclusão de alimentos saudáveis nas escolas de educação infantil permite que essas crianças tenham outra forma de olhar para os alimentos saudáveis, favorecendo grandemente para o processo de desenvolvimento dos alunos. É necessário que os pais e professores incentivem os alunos a ingerirem alimentos mais saudáveis, trabalhar com atividades lúdicas que utilizam os alimentos saudáveis é uma forma de incentivar os alunos a mudar o seu modo de se alimentar. A contribuição da pesquisa é um alerta para o fato das crianças não estarem se alimentando de maneira adequada, para que possam ter um melhor desenvolvimento dos aspectos motores, psicossociais e cognitivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Gomes Bezerra Freire, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Contato: [email protected];

Maria do Socorro Farias Pinheiro, Faculdade KURIUS

2  Licenciatura em ciências com habilitação em biologia pela URCA. Licenciatura em Pedagogia pela UNIFATEC FATEC - Faculdade de Ciências administrativas e de tecnologia - Estado de Rondônia. Especialista em Docência do ensino Superior e gestão escolar pela UNIFATEC FATEC. Especialista em Docência do ensino superior pela faculdade KURIUS. Coordenadora Pedagógica da educação infantil do município de Juazeiro do Norte. Coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto IESEM e Professora do curso de pedagogia. Contato: [email protected];

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO

3 Graduação em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2017). Durante a graduação ocupou a função de monitora das disciplinas de matemática básica, matemática financeira e Trabalho de Conclusão de Curso com bolsa de fomento. Participou da V Olimpíada de Matemática Financeira na Unileão onde tirou o 1º lugar. Foi membro da Diretoria Executiva da Empresa Junior Avance Consultoria Assessoria e Treinamento do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO. Contato: [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

4  Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Docente e Orientadora na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Contato: [email protected].


 

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

COSTA, E. de Q.; RIBEIRO, V. M. B.; RIBEIRO, E. C. de O. Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. Rev. Nutr., Campinas, 14(3): 225-229, set./dez., 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rn/v14n3/7789.pdf> Acesso em: 25 de setembro de 2018.

DARTORA, N., VALDUGA, A. T., VENQUIARUTO, L. Alimentos e saúde: uma questão de educação. Vivências, Erechim. V. 01, ano 2, nº. 3 p.201-212 – Outubro de 2006.

MONDINI, L. & MONTEIRO, C. A. Mudanças no padrão de alimentação da população urbana brasileira (1962-1988). Rev. Saúde Pública [online]. 1994, vol.28, n.6, pp.433-439. ISSN 0034-8910. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101994000600007&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em 03 de setembro de 2018.

MOTA, H. C.; MASTROENI, S. S. B. S.; MASTROENI, M. F. Consumo da refeição escolar na rede pública municipal de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 94, n. 236, p. 168-184, jan./abr. 2013.

PHILIPPI, S. T.; CRUZ, A. T. R.; COLUCCI, A. C. A. Pirâmide alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Rev. Nutr. vol.16 no.1 Campinas Jan./Mar. 2003 Print version ISSN 1415-5273On-line version ISSN 1678-9865. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732003000100002> Acesso em: 25 de setembro de 2018.

SOUZA, E. R. de. Alimentação saudável na infância. Monografia de especialização, Medianeira, 2014. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4785/1/MD_ENSCIE_IV_2014_35.pdf > Acesso em 28 de setembro de 2018.

XEREZ, N. de P. F. Cardápio e qualidade: composição nutricional na alimentação escolar. / Nayana de Paiva Fontenelle Xerez. – Ceuma Universidade, São Luís, 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos