Desenvolvimento da Linguagem Oral e da Memória de Trabalho em Indivíduos com Síndrome de Down por meio da Recontagem de Histórias / Development of Oral Language and Working Memory in Individuals with Down's Syndrome by Recounting Histories

Autores

  • Amanda Avelar Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Carla Salati Almeida Ghirello-Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1816

Palavras-chave:

Memória de Trabalho. Linguagem Oral. Síndrome de Down.

Resumo

O objetivo foi analisar o efeito da expansão da linguagem oral em indivíduos com Síndrome de Down, através da avaliação e intervenção da memória de trabalho, por meio da recontagem de histórias. Os participantes foram selecionados no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Neurolinguística (LAPEN), localizado na Universidade Estadual da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista - Bahia, sendo 4 indivíduos com Síndrome de Down com 8 anos (AR e SB) e 12 anos (CP e LR), sexo feminino. A pesquisa contou com três fases: a avaliação inicial da memória de trabalho; a estimulação da memória de trabalho e da linguagem, através da contagem e recontagem de histórias; e a avaliação final da memória de trabalho. Os resultados indicaram melhores desempenhos dos participantes na avaliação final da memória de trabalho em comparação à avaliação inicial. As evidencias apontaram que o processo interventivo, através das narrativas, favoreceu um melhor desempenho na memória de trabalho e na expansão linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Avelar Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre pelo Programa de Linguística da Universidade Estadual da Bahia (UESB) na linha de Patologia da Linguagem. É especialista em Neuropsicologia pela UNIGRAD. Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como Psicóloga Clínica e como Professora da Faculdade de Ciência e Tecnologia campus Comércio e do Centro Universitário Jorge Amado ambos em Salvador/BA. Foi professora substituta na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Instituto Multidisciplinar de Saúde. 

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

É bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCcamp). Mestre em Psicologia, área de concentração Psicologia Experimental, pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística, área de concentração neurolinguistica, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Estudos Linguisticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguistica (PPGLin) da UESB, membro titular do Grupo de Pesquisa e de Estudo em Neurolinguistica (GPEN) cadastrado no CNPq com atuação na área de pesquisa Síndrome de Down e Linguagem. Implantou o Bacharelado e a Clínica Escola de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e coordenou-os de maio de 1998 a dezembro de 2010. Exerce atividades profissionais na área do ensino e da pesquisa, da gestão acadêmico-universitária, docência no ensino superior, supervisão de estágio curriculares e extra-curriculares, orientação de pesquisa no nível de graduação e pós-graduação, liderou grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, participa de grupo de pesquisa sobre neurolinguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuou na área clínica fonoaudiológica e escolar, com os problemas de: aquisição de linguagem oral e escrita, interação mãe-bebê, programas de prevenção na área de amamentação e problemas de ordem neurológica e linguistica nas afasia, parkinson, paralisia cerebral.

Referências

ABAURRE, M. B.; COUDRY, M. I. H. Em torno de sujeitos e olhares. Estudos da Língua(gem), Vitória da Conquista, v. 6, n. 2, p. 171-191, 2008. Disponível em: http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/view/100/210. Acesso em: 17 de agosto de 2017.

ANGELINI, A. L. et al. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Escala Especial. Manual. São Paulo: CETEPP, 1999.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de classificação econômica Brasil. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil. Acesso em: 17/07/2016.

BADDELEY, A. D.; JARROLD, C. Working memory and Down syndrome. Journal of Intellectual Disability Research, S/I, v. 51, n. 12, p. 925–931, 2007.

BADDELEY, A. D. Memória de Trabalho. In: BADDELEY, A. D.; ANDERSON, M.; EYSENCK, M. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 54-82.

BISSOTO, M. L. O desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de Síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 80-88, 2005. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/485/262. Acesso em: 24 de setembro de 2017.

BRUNER, J. Actos de significado. Lisboa: Edições 70, 2008.

CAMARGO, E. A. A. Era uma vez… o contar histórias em crianças com síndrome de Down. 1994. 110 fls. Dissertação (Mestrado em Linguística). Instituto de Estudo da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

CAPELI, A.; DIAS, D. Coleção Lua de Papel. Editora FTD, 2009.

CHAPMAM, R.S. Language learning in Down Sydrome: the speech and language profile compared to adolescents with cognitive impairment of unknown origin. Down Syndrome Research and Pratice, S/I, v. 10, n. 2, p. 61-66, 2006. Disponível em: https://www.down-syndrome.org/reports/306/reports-306.pdf. Acesso em: 08 de agosto de 2017.

CUNNINGHAM, C. Síndrome de Down: Uma Introdução para pais e cuidadores. Porto Alegre: Phorte, 2008.

DUARTE, C. P. Caracterização do perfil cognitivo e avaliação da memória de trabalho na síndrome de Down. 2009. Dissertação (Mestrado), Instituto de Distúrbios do Desenvolvimento – Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009. f. 01-97.

GHIRELLO-PIRES, C. S. A. A inter-relação fala, leitura e escrita em duas crianças com síndrome de Down. 2010. 130f. Tese (Doutorado em Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

GHIRELLO-PIRES, C. S. A. Síndrome de Down e Linguagem: caminhos para a autonomia. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Anais [...]. Vitória da Conquista: Periódicos UESB, v. 7, n. 1, 2012.

JARROLD, C.; NADEL, L.; VICARI, S. Memory and neuropsychology in Down syndrome. Down Syndrome Research and Practice, S/I, v. 12, n. 3, p. 68-73, 2008. Disponível em: https://www.down-syndrome.org/reviews/2068/reviews-2068.pdf. Acesso em: 09 de julho de 2017.

KOZMA, C. O que é Síndrome de Down. In: STRAY-GUNDERSEN, K. (Org). Crianças com Síndrome de Down: guia para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LAWS, G. Working memory in children and adolescents with Down syndrome: evidence from a colour memory experiment. Journal of Child Psychology andPsychiatry, S/I, v. 43, n. 3, p. 353-364, 2002.

PERRONI, Maria Cecília. O desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

PINTER, et al. Amygdala and hippocampal volumes in children with Down syndrome: a high-resolution MRI study. Neurology, apr. 10; 56(7), p. 972-4, 2001.

SALES S.; KONKIEWITZ E. C. Tópicos de neurociência clínica. Reabilitação neuropsicológica. Dourados, MS: Editora da UFGD, 2010.

SCARPA, E. M. Aquisição da Linguagem. In: MUSSALIM, F; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. p. 203-232.

SCHWARTZMAN, J. S. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 2003.

SILVA, M. F. M. C.; KLEINHANS, A. C. P. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 1, p. 123-138, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 de junho de 2017.

SILVERMAN, W. Down syndrome: cognitive phenotype. Mental Retardation and Developmental Disabilities Research Reviews, S/I, v. 13, n. 3, p. 228-236, 2007.

Síndrome de Down. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento).

SPINNLER H.; TOGNONI, G. S. Di test neuropsicologici. The Italian Journal of Neurological Sciences, 1987.

TRONCOSO, V. M.; CERRO, M. M. Síndrome de Down: lectura y escritura. Barcelona: Masson, 1999.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos