Desafios e Perspectivas: Avaliação de Desempenho da Secretária de Gestão de Pessoas de Juazeiro - BA / Challenges and Perspectives: Performance Evaluation of the Secretary of Management of People of Juazeiro - BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1814

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho. Avaliados. Avaliadores. Gestão Pública Municipal. Desenvolvimento

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir o processo de Avaliação de Competências e Desempenho realizado pela Superintendência de Valorização do Servidor, da Secretária de Gestão de Pessoas – SEGESP, da Prefeitura de Juazeiro – BA, para com os seus servidores, e de como ela pode contribuir para o desempenho funcional dos mesmos. Bem como os objetivos específicos: discutir os conceitos sobre o tema avaliação de desempenho, promover um levantamento da legislação de um município sobre a avaliação que ele realiza, identificar o seu processamento, descrever o processo de capacitação vigente, e se ele leva em consideração os resultados das avaliações dos seus servidores. A metodologia utilizada teve duas vertentes: a primeira com uma entrevista não estruturada de caráter indutivo, empírica, feita com a responsável pelas avaliações, e a segunda com questionários com perguntas objetivas e subjetivas para os avaliados e os avaliadores imediatos, com o intuito de entender as concepções de ambos, o que torna o estudo qualitativo e quantitativo. Em virtude dos resultados apurados, pode-se concluir que a avaliação de desempenho é de suma importância para obtenção de dados importantes para o progresso da Gestão de Pessoas, e consequentemente da Gestão Pública do município. Entretanto, foi demonstrado que ela precisa passar por ajustes para que os resultados obtidos gerem dados mais específicos e um melhor desenvolvimento.

 

                                 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Tamires Barbosa Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

[1]Bacharel em Administração pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – BA - FASJ. Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. E-mail: [email protected];

Jackson Manuel Neves, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. E-mail: [email protected]

Referências

BIROCHI, Renê. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2015. 134p.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. 1. ed. – 7. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.

HENEMANN, Julia Seolino; GONÇALVES, Guilherme Corrêa. AvaliaçãodeDesempenho: DesafioseDificuldadesnaUtilizaçãodaFerramentano Setor Público. Rio de Janeiro – 13 a 17 de setembro de 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologiacientífica. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 36. Ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2010.

OLIVEIRA, José Arimatés de.; MEDEIROS, Maria da Penha Machado de.Gestão depessoasno setor público. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.184p. : il.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO – BA – Lei nº 2.605/2016 – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR)– Juazeiro – 01 de setembro de 2016.

SIQUEIRA, Wagner. Avaliaçãodedesempenho: como romper amarras e superar modelos Ultrapassados. – Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed. 2002.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos