Arte-Educação e Aspectos históricos da Arte / Art-Education and Historical Aspects of Art

Autores

  • José Glaucio Ferreira de Figueiredo Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay
  • Daniel González González Universidad Autónoma de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1811

Palavras-chave:

Arte, Arte-educação, Histórico da arte

Resumo

A Arte como tema transversal nas escolas, representa numa grande conquista de movimentos organizados, movimentos esses que constantemente trocam experiências e buscam através de pesquisas, aprimorarem a Arte-educação e comprovar suas consequências positivas no processo educacional. Este artigo discute o ensino de Artes enquanto tema de pesquisa, e  enquanto campo de conhecimento. O objetivo é cada vez mais estruturar esta disciplina, mostrando sua relação com a evolução humana, clarificando seu papel neste processo. Conclui-se que a arte dentro do processo educacional é um tema importante que está relacionada com a construção do cidadão, a compreensão da natureza e, a compreensão da própria existência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Glaucio Ferreira de Figueiredo, Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay

1 Doctorado en Ciencias de la Educación da Facultad de Ciencias Humanisticas y de la Comunicación - Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay. [email protected];


Daniel González González, Universidad Autónoma de Asunción

Orientador da Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay.


 



 


Referências

AZEVEDO JUNIOR, José Garcia de. Apostila de Arte –Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007. 59 p.: il.

BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escolar da língua portuguesa. 11.ed. Rio de Janeiro: FAE, 1986.

CAPRA, F. A Ciência de Leonardo da Vinci: um mergulho profundo na mente do grande gênio da Renascença. São Paulo: Cultrix, 2008.

CLOTES, J. Cave art. London: Phaidon Press Limited, reprinted 2013.

CURY, V. C. S. Relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem das artes plásticas. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Capturado em 12 novembro de 2011, em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-23072009-204411/

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

GALIMBERTI, U. Rastros do Sagrado, São Paulo: Paulus, 2003.

GAZZANIGA, M.S. Neurociência cognitiva a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GONZÁLEZ SANZ, César e CACHO TOCA, Roberto, El Castillo Cave, in www.muse.or.jp/ spain/ eng/cantabria/castillo/castillo_top.html.

LEWIS-WILLIAMS, D. The mind in the cave - consciousness and the origins of art. London: Thames & Hudson, reprinted 2009.

TABOSA, Adriana. A perda do conceito original de arte. Oficina Cinema-História,Copyright ©, 2005.

TATTERSALL, Ian. O fim da evolução humana: depoimento. [v. 51, ago, 2006]. Scientific American Brasil. Entrevista concedida a Giovanni Spataro. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/o_fim_da_evolucao_humana_imprimir.html>. Acesso em: 18 jun. 2012.

UNESCO. Caverna de Chauvet na UNESCO. Consultado em 4 de Outubro de 2012

VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos