Direitos Humanos na Escola: Desafios na Construção de uma Cultura de Valores / Human Rights in the School: Challenges in the construction of a Culture of Values

Autores

  • Joseane Batista de Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Jorbson Bezerra Barros Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Rosaline Bezerra de Oliveira Rosaline Bezerra de Oliveira Rosaline Bezerra de Oliveira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT
  • Almir de Farias Silva Faculdade Atenas
  • Jairo Rangel Targiino Centro Universitário de João Pessoa
  • Marinaldo Pontes de Abreu Atenas College
  • Marta Suely Madruga da Silva Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Samuel Bezerra de Oliveira Universidade Vale do Acaraú UVA.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1810

Palavras-chave:

Escola, Justiça Restauratica, Mediação de conflitos

Resumo

O artigo ora apresentado retrata as bases teórico-metodológicas da pesquisa e elucida as categorias de análise, abordando também os conceitos e definições, os quais identificam o objeto de estudo. Dessa forma, a categoria poder simbólico (BOURDIEU, 2003) é articulada na compreensão dos direitos humanos fomentados no espaço escolar. A concepção dos direitos humanos como poder simbólico, habitus e emancipação balizam a legitimidade da cultura de direitos humanos na escola. Expõe-se, outrossim, a caracterização de um projeto de educação em direitos humanos como emancipação no espaço escolar. Ademais, a cultura de direitos humanos na escola é um múnus público, haja vista que é um instrumento político-jurídico na consolidação e (re) construção de outros direitos.

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Biografia do Autor

Joseane Batista de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

[1] Doutoranda em Ciências da Educação--Atenas College. Mestra em Ciências Jurídicas pela UFPB. Especialista em Educação pela UEPB. Advogada. Professora. Mediadora judicial. Facilitadora de Justiça Restaurativa.Vice-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB(2016-2018). E-mail: [email protected].

Jorbson Bezerra Barros, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

 [2] Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Professor de Matemática do Ensino Médio e do Ensino Superior. E-mail: [email protected].

Rosaline Bezerra de Oliveira Rosaline Bezerra de Oliveira Rosaline Bezerra de Oliveira, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT

[3] Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestra em Ciências da Educação- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT. Professora da Rede Pública de Mamanguape-PB. E-mail: [email protected].

Almir de Farias Silva, Faculdade Atenas

[4]Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Especialista Em Educação Infantil - Universidade Federal da Paraíba. Professor da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB.

E-mail: [email protected].

Jairo Rangel Targiino, Centro Universitário de João Pessoa

[5] 7Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Informação- Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Especialista em Metodologia do Ensino Superior- UNIPÊ. Advogado. Professor. Psicólogo. E-mail: [email protected].

Marinaldo Pontes de Abreu, Atenas College

[6] Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Professor da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB. E-mail: [email protected].

Marta Suely Madruga da Silva Silva, Universidade Federal da Paraíba

[7] Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Especialista Em Educação Infantil - Universidade Federal da Paraíba. Professora da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB.

E-mail: [email protected].

Samuel Bezerra de Oliveira, Universidade Vale do Acaraú UVA.

[8] Especialista em Ensino de Matemática-IESP. Graduado em Matemática- Universidade Vale do Acaraú- UVA.

E-mail: [email protected].

 


 

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos