Direitos Humanos na Escola: Desafios na Construção de uma Cultura de Valores / Human Rights in the School: Challenges in the construction of a Culture of Values
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1810Palavras-chave:
Escola, Justiça Restauratica, Mediação de conflitosResumo
O artigo ora apresentado retrata as bases teórico-metodológicas da pesquisa e elucida as categorias de análise, abordando também os conceitos e definições, os quais identificam o objeto de estudo. Dessa forma, a categoria poder simbólico (BOURDIEU, 2003) é articulada na compreensão dos direitos humanos fomentados no espaço escolar. A concepção dos direitos humanos como poder simbólico, habitus e emancipação balizam a legitimidade da cultura de direitos humanos na escola. Expõe-se, outrossim, a caracterização de um projeto de educação em direitos humanos como emancipação no espaço escolar. Ademais, a cultura de direitos humanos na escola é um múnus público, haja vista que é um instrumento político-jurídico na consolidação e (re) construção de outros direitos.Downloads
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