O contexto atual da Educação: um desafio para o professor / The current Education context: A challenge for the teacher

Cirivalda Lopes Ferreira, Amanda Barbosa e Silva

Resumo


A pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Pública Municipal, da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) – SEAD.  O texto é uma discussão sobre como o contexto atual da educação tem se tornado um desafio para o professor, em especial no que diz respeito a doenças ocupacionais. O artigo tem como objetivo principal destacar histórias de vida da docência, que e como os docentes podem desenvolver doenças de cunho psicológico, como a síndrome do Burnout através dos inúmeros fatores ligados ao esgotamento profissional, o texto também aborda como a falta de políticas públicas tem contribuído para este cenário. A metodologia foi realizada através de levantamento bibliográfico e entrevista. Com os resultados, foi possível apontar possibilidades de prevenção e tratamento para os docentes, assim como concluir que a falta de políticas públicas para prevenção e tratamentos de cunho ocupacionais os docentes tem ocasionado o afastamento e ate readaptação de muitos professores.

 


Palavras-chave


profissão docente, Síndrome do Burnout, Políticas Públicas

Texto completo:

PDF

Referências


ARDEN,J.B. Sobrevivendo ao estresse do trabalho: como superar as pressões do dia a dia . Rio de Janeiro: Altas Books, 2003.

CARLOTTO, Mary Sandra; NASCIMENTO da Graziela. Síndrome do Burnout: Um estudo com professores da rede pública. Psicologia Escolar e Educacional, 2003. Disponivel em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572003000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 04 de janeiro 2019.

LOUSADA, Ana Paula; BARROS, Maria Elizabeth de. Trabalho docente: entre pres-crições e singularidades.In:BARROS, Maria Elizabeh Barros de;,HECKET, Ana Lúcia coelho,

MARGOTO, Lilian.(Orgs.). Trabalho e saúde do professor.Belo Horizonte: autêntica, 2008.p.80.

MASLACH C, SCHAUFELI WB, LEITER MP. Job burnout. Annual Review Psychology, (2001) 52, 397-422.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br Acesso em 23 de Fevereiro 2019

ROSEMBERG, sarmento Dulcinea; MARGOTO,Rose Lílian; GERLIN,Marques Nádia Meri; ALMEIDA, de Alvarenga Roberta; MOTA, Poltronieri Wanessa, et al. Diálogo sobre readaptação em educação. In: BARROS, Maria Elizabeth Barros de, HECKER, Ana Lúcia Coelho, MARGOTO, Lílian. ( Orgs). Trabalho e saúde do professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. P .169.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1809

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: