O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina

Rosivânia Rodrigues de Alencar, Marcelo Henrique Pereira dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio.

 


 

           


Palavras-chave


Educação Continuada, Políticas Públicas, Implementação de Políticas Públicas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1804

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