Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior / Games: A Pedagogical Proposal on Microbiology Education for Higher Education

Autores

  • Sílvio Francisco da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Andrea Vieira Colombo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1801

Palavras-chave:

Jogos, Microbiologia, Aprendizagem, Proposta pedagógica.

Resumo

A procura por novos recursos pedagógicos vem crescendo com o passar do tempo, pois nos dias de hoje se faz necessário desvencilhar-se de uma proposta pedagógica desatualizada. É de suma importância que os docentes reconheçam que o modo de ensinar mudou e que aquele modo de aprendizado apenas por repetição não surte o efeito esperado nos educandos, ocasionado assim insucesso na aprendizagem.  Há uma percepção geral na educação que grande parte desse insucesso é consequência das más propostas pedagógicas institucionalizadas. Essa não é apenas uma realidade do ensino básico; notamos que o ensino superior também passa pelo mesmo problema: proposta pedagógica ultrapassada. Refletindo por essa vertente, será de grande valia que os docentes comecem a integrar às suas técnicas de ensino novas propostas pedagógicas e alternativas que a complementem e que despertem um interesse maior por parte dos estudantes. Em meio a essas propostas, está à aplicação de jogos como finalidade didática para trazer um embasamento ao conteúdo ministrado. Sendo assim, esse trabalho vem mostrar a importância que os jogos didáticos podem trazer ao aprendizado dos educandos no ensino superior, em particular na disciplina de microbiologia. A utilização de jogos didáticos na microbiologia tem impacto positivo no processo cognitivo, comportamental e afetivo da aprendizagem sobre os estudantes de graduação.

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Biografia do Autor

Sílvio Francisco da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

1 Discente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Especializando em Docência de Biologia. Universidade Federal de Pernambuco - Campus Vitória. Técnico em Agroindústria - IFPE Campus Vitória.

Contato: [email protected];

Andrea Vieira Colombo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

2Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Doutora  em microbiologia.

Contato: [email protected]

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Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos