A Influência dos pais no êxito ou fracasso da aprendizagem do violino pelo Método Suzuki: Um estudo com Crianças /

Francieudo da Silva Torres

Resumo


A presente pesquisa investigou se a participação dos pais é um fator que contribui diretamente para o êxito da aprendizagem de violino de crianças com idade entre cinco e doze anos, que estuda no Centro Musical Suzuki, localizado na Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil. Fundamenta-se teoricamente em Suzuki (2008), Cutietta (2001) e Ilari (2011), bem como nas contribuições de Vygotsky (1989) e Gardner (1997) entre outros. Este trabalho se justifica a partir do momento em que se discutem os aspectos da participação da família dentro do processo de ensino do método Suzuki e pretende, portanto, servir como parâmetro junto aos pais que poderão se conscientizar do seu papel na aprendizagem dos filhos. Sendo uma pesquisa qualitativa, desenvolveu-se a partir do estudo teórico-bibliográfico e da realização de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários com perguntas semi-abertas. Contou-se com uma amostra de doze estudantes de violino pelo método Suzuki, em sua maioria do sexo feminino (67%), com idade entre cinco a doze anos, doze pais das crianças entrevistadas em sua maioria do sexo feminino (75%) com idade entre vinte e quatro a quarenta e seis anos e o professor dos alunos entrevistado. Após a análise dos resultados obtidos, a pesquisa sugere que a participação e a ausência dos pais estão ligadas diretamente ao êxito e ao fracasso, respectivamente, do processo de ensino-aprendizagem pelo Método Suzuki.

 


Palavras-chave


Educação, Ensino-aprendizagem, Método Suzuki, Influência, Pais

Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, G. A. Shinichi Suzuki e a educação do talento. Modus: Revista do centro de pesquisa da escola de música/UEMG. III (3), pp. 24-35, 2006.

CUTIETTA, R. A. Raising Musical Kids: A Guide for Parents. (Trad. do autor). New York: Oxford University Press, 2001.

GORDON, E. E. Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

GORDON, E. E. Lecture cds for learning sequences in music: A contemporary music learning theory. (Trad. do autor). Chicago: Gia, 2007.

ILARI, B. Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: Ibpex, 2009.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio- histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação: Vozes, 2009.

SUZUKI, S. Educação é amor: O método clássico da educação do talento. (Trad. Anne Corinna Gottberg) 3ª Ed. Santa Maria: Pallotti, 2008.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1800

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: