A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review

Autores

  • José Rufino Silva dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Brenda Thaise Cerqueira de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1799

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação. Tecnologia da Informação e Comunicação. Multimeios Didáticos. Ensino de Biologia.

Resumo

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, atualmente tem se expandido de forma maciça em todos os setores, inclusive no campo educacional, em virtude da demanda da sociedade.  No ambiente escolar, a presença dessas Tecnologias deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação, tendo em vista os ganhos significativos no campo da aprendizagem. Deste modo, há uma necessidade de estudos que analisem como está acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo, de revisão bibliográfica, tem o objetivo de apurar como a utilização de novas tecnologias da comunicação e informação, além do livro didático, contribuem como ferramentas para utilização em sala de aula pelos professores de biologia. Em face dos resultados da pesquisa faz-se necessário repensar no uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas não apenas como mera ferramenta para atrair a atenção dos alunos, mas sim como ferramenta da prática docente capaz de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rufino Silva dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco



[1] Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte, Pernambuco, Brasil. Curso de Especialização em Docência em Biologia. [email protected].

Brenda Thaise Cerqueira de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

-  Especialista em Educação pela Universidade de Pernambuco-UNIVASFe-mail: "[email protected]" <[email protected]>

Referências

BARROS, A.; DUARTE, J. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BELLONI, M. L. O que é mídia e educação. 2 ed. Campinas, 2005.

BERGMAN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem.

Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BIAZIN, D. T.; SCALCO, T. F. Normas da ABNT &Padronização para Trabalhos Acadêmicos. Londrina: Unifil, 2008.

BRASIL: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 19 de abril de 2019.

CHAGAS, E. M. P. F. Os novos rumos das aulas tradicionais após o advento da internet, apresentando algumas discussões. Intermeio: revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, MS, v. 9, n.17, p. 34-41, 2003.

CUNHA, M. D.; BIZELLI, J. L. Inovações tecnológicas e contexto escolar: reflexões necessárias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 50-66, 2015.

GIDDENS, A. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GIRALDES, M. J. C.; NANTES, E. A. S. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Revista Educação Online Rio de Janeiro, n. 22, p. 43-63, mai-ago 2016.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papiros, 2007.

LASALVIA, V. C. programa governamental professor conectado: uma análise não pedagógica das TIC na região do médio São Francisco. REVASF- Revista de Educação do Vale do São Francisco, vol. 7, n.12, p. 60-79, abr. 2017

LIMA, P. R. T. Novas tecnologias da informação e comunicação na educação e a formação dos professores nos cursos de licenciatura do Estado de Santa Catarina. 2001. 83f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 10. ed. São Paulo. Papirus, 2012.

NASCIMENTO, E. S. A utilização da internet nas aulas de biologia: estudo de caso em uma escola da rede estadual de Alagoas. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

SANTANA, R. C. M.; VIEIRA, L. S. L.; RIBEIRO, G. A. M. O uso de tecnologias móveis no ensino de ciências: uma experiência sobre o estudo dos ecossistemas costeiros da mata atlântica sul capixaba. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 2234-2244, 2016.

SANTOS, A. C. Integração de tecnologia na educação básica: um estudo de caso nas aulas de biologia utilizando laboratórios on-line. 2018. 267f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação). Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2018.

SCHUHMACHER, V. R. N. Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação. 2014. 346f. Dissertação (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SHAW, G. L. Games no ensino de ciências: desafios e possibilidades. REVASF- Revista de Educação do Vale do São Francisco, vol. 4, n. 6, p. 98-110, dez. 2014

SOUZA, L. M. Sala de aula invertida e as atuais TICS. Evidência, Araxá, v. 13, n. 13, p. 59-69, 2017.

TEIXEIRA, L. C. Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de genética. 2015. 133f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas). Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2015.

VALENTE, J. A. As tecnologias e a verdadeira inovação. Pátio – Ensino Fundamental, Porto Alegre, v. 14, p 6-9, 2010.

VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). REVASF - Revista de Educação do Vale do São Francisco. v. 10, p.66-72, 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão