Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages

Autores

  • Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante Freitas Florida Christian University , Estados Unidos http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University , Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1795

Palavras-chave:

Afetividade. Relação professor-aluno. Escola. Aprendizagem

Resumo

A afetividade presente no processo educativo encontra-se vinculada às relações que constituem no campo social da escola, estabelecendo a influência da mesma no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O objetivo geral do trabalho é o de conhecer as relações afetivas nos processos de ensino e aprendizagem no fundamental 1 das escolas sede do município de Morada Nova. Trata-se de um estudo de campo de natureza exploratória e descritiva.  A amostra envolveu 10 professores e 30 alunos da rede de ensino de educação da cidade de Morada Nova. Os resultados levaram a crer que a afetividade está vinculada à comunicação, aprendizagem cognitiva e emocional das crianças e que as mesmas apresentam características de muito aproximação do professor e nessa relação deve existir respeito do professor para o aluno e do aluno para o professor sendo necessário buscar alternativas e maneiras para que ocorra uma interação entre professor-aluno buscando assim um resultado satisfatório durante as práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante Freitas, Florida Christian University , Estados Unidos

1 Graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade De Filosofia Dom Aureliano Matos, Brasil. Professora da Prefeitura Municipal de Morada Nova.  Mestrado em Educação pela Florida Christian University.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University , Estados Unidos

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autonóma de Asunción, Paraguai. Orintador do Mestrado em Educação da Florida Christian University , Estados Unidos. [email protected]

 


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Publicado

2019-05-30

Edição

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Artigos