Importância do Estudo da caatinga nas Escolas Públicas situadas em regiões de predomínio desse Bioma / Importance of the Study of the caatinga in the Public Schools located in regions with predominance of this Biome

Autores

  • Ana Paula Teixeira Pereira Brito Costa Universidade do Vale do São Francisco
  • Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro Faculdade Metropolitana de Camaçari

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1791

Palavras-chave:

Caatinga, Conservação, Educação Contextualizada, Formação docente.

Resumo

O Presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância do estudo da caatinga nas escolas públicas situadas em regiões de predomínio desse bioma. Parte-se da premissa de que o bioma da caatinga é pouco conhecido e estudado por pesquisas cientificas, e que suas temáticas não figuram com a devida importância que o único bioma exclusivamente brasileiro deveria ter para a pesquisa e docência nacional. Transitando pelos temas da importância da educação contextualizada, discutiu-se a hipossuficiência do tratamento da caatinga no material didático ofertado para o alunado brasileiro, em especial os educandos inseridos no bioma da caatinga. Discutiu-se a importância da contextualização como ferramenta de conscientização e que contribuí para a valorização e preservação da caatinga. Para tanto, os procedimentos metodológicos constaram de uma revisão de literatura narrativa, com uso de artigos científicos e periódicos publicados, livros e revistas que tratam da questão.  Tal qual falando da importância do ambiente, da ecologia como temática importante para a preservação, que trata da educação como processo transformador. Os lembram da importância da caatinga enquanto patrimônio da humanidade. Fala-se da necessidade de se criar condições de convivência e sustentabilidade. Todas essas temáticas sendo trabalhadas dentro do contexto escolar, onde se encontra defasagem na formação dos professores, material didático com abordagens insuficientes no que se refere a biodiversidade da caatinga, e atuação da comunidade que utiliza e habita nesse ecossistema. Consequência disso, devastação do bioma caatinga, ausência de preservação da fauna e flora, utilização inadequada dos recursos naturais, em virtude da reduzida instrução, passada pela educação formal aos moradores da área que abrange o bioma caatinga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Teixeira Pereira Brito Costa, Universidade do Vale do São Francisco

Professora efetiva da rede municipal  e estadual, formação licenciatura em Ciências Biológicas pela FTC-Ead. Pós graduada em Gestão escolar e coordenação pedagógica.

Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro, Faculdade Metropolitana de Camaçari

Docente da Faculdade Metropolitana de Camaçari. Mestre em Saúde Coletiva(UEFS). Especialista em educação, contemporaneidade e novas tecnologias(UNIVASF). Bacharel em Enfermagem (UEFS).

Referências

ABÍLIO, F. J. P.; FLORENTINO, H. S. Percepções de Professores de Escolas Públicas de São João do Cariri sobre o Bioma Caatinga e suas problemáticas ambientais. In: ABÍLIO, F. J. P. (Org.). Educação Ambiental: formação continuada de professores no bioma caatinga. João Pessoa: Editora Universitária, 2010, p.79 – 109.

___________________ Educação Ambiental no Bioma Caatinga: o que pensam os alunos do I Curso de Especialização em Educação Ambiental para o Semiárido. In: ABÍLIO, F.J.P. (Org.). Educação Ambiental: da prática educativa a formação continuada de professores do semiárido paraibano. João Pessoa: Editora Universitária, 2012, p. 131-159.

ARAUJO, Sergio Murilo de. A REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE DO BRASIL: Questões Ambientais e Possibilidades de uso Sustentável dos Recursos. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE. Nº 5 n. 5 dezembro de 2011

_______________________. Uso sustentável e conservação dos recursos florestais da caatinga. Maria Auxiliadora Gariglio... [et al.], organizadores. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2010.

BEGNANI, J. B.; BURGHGRAVE, T. (Org.). Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona, GO: UNEFAB, 2013. 279 p. (Coleção Agir e Pensar das EFAS do Brasil).

FLORENTINO, Hugo da Silva, ABÍLIO, Franscisco José Pegado. Formação continuada de professores: Vivência de educação ambiental no contexto do Semiárido. Revista Reflexão e Ação. v. 24, n.2. EDUNISC. UNISC. Santa Cruz do Sul – RS, 2016. Disponível em < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3849>.

FONSCECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia. Universidade de Lisboa, Oeiras, Portugal 2016. Disponível em<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v33n102/14.pdf>.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed. São Paulo-SP: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 4).

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KILL, Lúcia Helena; PORTO, Diogo Denardi. Simpósio do Bioma Caatinga. Embrapa Semiárido. Petrolina, 2016. Disponível em <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/156646/1/SDC277.pdf>

LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Adagilson Carneiro. Externalidades econômicas e ambientais da exploração da caatinga na microrregião de Serrinha-Ba. Faculdade de Ciências Econômicas. UFBA, Salvador - BA. 2008. Disponível em <http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/9231/1/Monografia%20Adagilson%20C.%20Lima.pdf>

LEAL, I. R.; TABARELLI M.; SILVA, J. M. C. Ecologia e Conservação da Caatinga. 3 ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.

LOIOLA, M. I. B.; ROQUE, A. A.; OLIVEIRA, A. C. P. Caatinga: Vegetação do semiárido brasileiro. Natal-RN, 2012.

LUCENO, C. S.; SECCHI, M. I.; JASPER, A.; SCHUCK, R. A implementação de práticas em Educação Ambiental em escolas municipais de Ensino Fundamental e o trabalho com adolescentes. Rev. Scientia Plena, 9(11). 2013.

MAIA, J. M. et al. Motivações socioeconômicas para a conservação e exploração sustentável do bioma caatinga. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 41, p. 295-310, agosto 2016.

MALVEZZI, Roberto. Semi-árido uma visão holística. Brasília: Confea, 2007.

MATOS, L.C.A.; LANDIM, M. O Bioma Caatinga em Livros Didáticos de Ciências nas Escolas Públicas do Alto Sertão Sergipano. Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.7, n.2, p.137- 154, 2014.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

NARCIZO, K. R. S.. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.(online). –n. 22, p. 86- 94, 2009. Disponível em:. Acesso em: 09 maio 2019.

NOGUEIRA, Gleiciane. Práticas simples ajudam a combater e prevenir a desertificação. Disponível em <http://www.asabrasil.org.br/>

ODUM, E.P.;BARRETT, G.W. Fundamentos de ecologia. 3 ed. São Paulo: CengageLearning, 2009.

SILVA, A. M. N. et al. A Biomassa florestal (lenha) como insumo energético para os artesãos da cidade de Tracunhaém/PE. XLVI congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural- SOBER, 46, 2008, Rio Branco – Acre. Anais. Rio Branco – Acre: Editora. 2008. p. 1-10.

SILVA, A. P. P.; MANO, A. R. O.; SOUSA, M. G. M. S.; LIMA, M. L. Q.; MAIA, M. A. S. A visão dos alunos do ensino médio sobre o Bioma Caatinga no município de Limoeiro do Norte, Ceará. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013.

SILVA, Joaziel dos Santos. Impactos ambientais na Caatinga (Manuscrito): a percepção de alunos de 3ª serie do ensino médio da Escola Estadual Prefeito Severiano Pereira Gomes, Municipio de Barauna PB. Trabalho Monográfico/UEPB. Coite-PB, 2015.

SOUZA, Neucimeire Santos; PAIVA, Carla Conceição. ÁGUA NO SEMIÁRIDO: DISCURSOS E PRÁTICAS DIVERGENTES. ComSertões: Revista de comunicação e cultura no semiárido. / Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas. - n. 5, (jul/dez, 2017) - Juazeiro: UNEB/DCH, 2017 < http://www.revistas.uneb.br/index.php/consertoes/index ISSN 2357- 8963 >

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão