Importância do Estudo da caatinga nas Escolas Públicas situadas em regiões de predomínio desse Bioma / Importance of the Study of the caatinga in the Public Schools located in regions with predominance of this Biome

Ana Paula Teixeira Pereira Brito Costa, Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro

Resumo


O Presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância do estudo da caatinga nas escolas públicas situadas em regiões de predomínio desse bioma. Parte-se da premissa de que o bioma da caatinga é pouco conhecido e estudado por pesquisas cientificas, e que suas temáticas não figuram com a devida importância que o único bioma exclusivamente brasileiro deveria ter para a pesquisa e docência nacional. Transitando pelos temas da importância da educação contextualizada, discutiu-se a hipossuficiência do tratamento da caatinga no material didático ofertado para o alunado brasileiro, em especial os educandos inseridos no bioma da caatinga. Discutiu-se a importância da contextualização como ferramenta de conscientização e que contribuí para a valorização e preservação da caatinga. Para tanto, os procedimentos metodológicos constaram de uma revisão de literatura narrativa, com uso de artigos científicos e periódicos publicados, livros e revistas que tratam da questão.  Tal qual falando da importância do ambiente, da ecologia como temática importante para a preservação, que trata da educação como processo transformador. Os lembram da importância da caatinga enquanto patrimônio da humanidade. Fala-se da necessidade de se criar condições de convivência e sustentabilidade. Todas essas temáticas sendo trabalhadas dentro do contexto escolar, onde se encontra defasagem na formação dos professores, material didático com abordagens insuficientes no que se refere a biodiversidade da caatinga, e atuação da comunidade que utiliza e habita nesse ecossistema. Consequência disso, devastação do bioma caatinga, ausência de preservação da fauna e flora, utilização inadequada dos recursos naturais, em virtude da reduzida instrução, passada pela educação formal aos moradores da área que abrange o bioma caatinga.


Palavras-chave


Caatinga, Conservação, Educação Contextualizada, Formação docente.

Texto completo:

PDF

Referências


ABÍLIO, F. J. P.; FLORENTINO, H. S. Percepções de Professores de Escolas Públicas de São João do Cariri sobre o Bioma Caatinga e suas problemáticas ambientais. In: ABÍLIO, F. J. P. (Org.). Educação Ambiental: formação continuada de professores no bioma caatinga. João Pessoa: Editora Universitária, 2010, p.79 – 109.

___________________ Educação Ambiental no Bioma Caatinga: o que pensam os alunos do I Curso de Especialização em Educação Ambiental para o Semiárido. In: ABÍLIO, F.J.P. (Org.). Educação Ambiental: da prática educativa a formação continuada de professores do semiárido paraibano. João Pessoa: Editora Universitária, 2012, p. 131-159.

ARAUJO, Sergio Murilo de. A REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE DO BRASIL: Questões Ambientais e Possibilidades de uso Sustentável dos Recursos. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE. Nº 5 n. 5 dezembro de 2011

_______________________. Uso sustentável e conservação dos recursos florestais da caatinga. Maria Auxiliadora Gariglio... [et al.], organizadores. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2010.

BEGNANI, J. B.; BURGHGRAVE, T. (Org.). Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona, GO: UNEFAB, 2013. 279 p. (Coleção Agir e Pensar das EFAS do Brasil).

FLORENTINO, Hugo da Silva, ABÍLIO, Franscisco José Pegado. Formação continuada de professores: Vivência de educação ambiental no contexto do Semiárido. Revista Reflexão e Ação. v. 24, n.2. EDUNISC. UNISC. Santa Cruz do Sul – RS, 2016. Disponível em < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3849>.

FONSCECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia. Universidade de Lisboa, Oeiras, Portugal 2016. Disponível em.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23ª ed. São Paulo-SP: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 4).

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KILL, Lúcia Helena; PORTO, Diogo Denardi. Simpósio do Bioma Caatinga. Embrapa Semiárido. Petrolina, 2016. Disponível em

LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Adagilson Carneiro. Externalidades econômicas e ambientais da exploração da caatinga na microrregião de Serrinha-Ba. Faculdade de Ciências Econômicas. UFBA, Salvador - BA. 2008. Disponível em

LEAL, I. R.; TABARELLI M.; SILVA, J. M. C. Ecologia e Conservação da Caatinga. 3 ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.

LOIOLA, M. I. B.; ROQUE, A. A.; OLIVEIRA, A. C. P. Caatinga: Vegetação do semiárido brasileiro. Natal-RN, 2012.

LUCENO, C. S.; SECCHI, M. I.; JASPER, A.; SCHUCK, R. A implementação de práticas em Educação Ambiental em escolas municipais de Ensino Fundamental e o trabalho com adolescentes. Rev. Scientia Plena, 9(11). 2013.

MAIA, J. M. et al. Motivações socioeconômicas para a conservação e exploração sustentável do bioma caatinga. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 41, p. 295-310, agosto 2016.

MALVEZZI, Roberto. Semi-árido uma visão holística. Brasília: Confea, 2007.

MATOS, L.C.A.; LANDIM, M. O Bioma Caatinga em Livros Didáticos de Ciências nas Escolas Públicas do Alto Sertão Sergipano. Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.7, n.2, p.137- 154, 2014.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

NARCIZO, K. R. S.. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.(online). –n. 22, p. 86- 94, 2009. Disponível em:. Acesso em: 09 maio 2019.

NOGUEIRA, Gleiciane. Práticas simples ajudam a combater e prevenir a desertificação. Disponível em

ODUM, E.P.;BARRETT, G.W. Fundamentos de ecologia. 3 ed. São Paulo: CengageLearning, 2009.

SILVA, A. M. N. et al. A Biomassa florestal (lenha) como insumo energético para os artesãos da cidade de Tracunhaém/PE. XLVI congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural- SOBER, 46, 2008, Rio Branco – Acre. Anais. Rio Branco – Acre: Editora. 2008. p. 1-10.

SILVA, A. P. P.; MANO, A. R. O.; SOUSA, M. G. M. S.; LIMA, M. L. Q.; MAIA, M. A. S. A visão dos alunos do ensino médio sobre o Bioma Caatinga no município de Limoeiro do Norte, Ceará. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013.

SILVA, Joaziel dos Santos. Impactos ambientais na Caatinga (Manuscrito): a percepção de alunos de 3ª serie do ensino médio da Escola Estadual Prefeito Severiano Pereira Gomes, Municipio de Barauna PB. Trabalho Monográfico/UEPB. Coite-PB, 2015.

SOUZA, Neucimeire Santos; PAIVA, Carla Conceição. ÁGUA NO SEMIÁRIDO: DISCURSOS E PRÁTICAS DIVERGENTES. ComSertões: Revista de comunicação e cultura no semiárido. / Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas. - n. 5, (jul/dez, 2017) - Juazeiro: UNEB/DCH, 2017 < http://www.revistas.uneb.br/index.php/consertoes/index ISSN 2357- 8963 >




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1791

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: