A Incorporação da Educação Ambiental nas aulas de Biologia no Ensino Médio / The Incorporation of Environmental Education in Biology classes in High School

Autores

  • Gisele de Sousa Cordeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNVASF
  • Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1789

Palavras-chave:

Biologia, Educação Ambiental, Ensino Médio

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre o modo de incorporação da educação ambiental nas aulas de biologia do ensino médio Trata-se de uma análise documental dos principais documentos legais vigentes da educação brasileira como: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A educação sofreu diversas mudanças ao longo dos anos e uma delas foi à maneira que o professor incorpora a Educação Ambiental (EA) e exercita a prática pedagógica na disciplina de Biologia no ensino médio. Diante de tantas mudanças, nesse cenário estão professores e alunos que tendem a se adaptarem e inserir todas as normativas em seu currículo. Concorda-se com as mudanças, mas vale salientar que a Educação Ambiental é uma temática interessante que deve ultrapassar as paredes das salas de aula e partir para a comunidade, englobando todas as demais disciplinas., no intuito de facilitar o aprendizado do aluno e contribuir para uma melhor formação educacional.

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Biografia do Autor

Gisele de Sousa Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNVASF

1 Bacharel em Biologia.Discente do curso de Pós-graduação em Docência em Biologia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNVASF. [email protected].

Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

2 Mestre em Saúde Coletiva (UEFS). Especialista em Educação, Contemporaneidade e novas tecnologias (UNIVASF). Bacharel em Enfermagem (UEFS). Docente da Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de curso da Universidade Federal do Vale do São Francisco. [email protected].


 


 

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos