Gestão Democrática Participativa: Estudo de Caso no Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Barão de Aracati no período de 2012 a 2014 / Participative Democratic Management: Case Study School Council at the Barão de Aracati High School from 2012 to 2014

Adriana Pinto Lima, Juan Pablo Wieschollek Acosta

Resumo


Com o intuito de refletir sobre a Gestão Democrática Participativa, estabelecendo uma análise minuciosa sobre os aspectos mais relevantes dessa nova forma de gerir as escolas em consonância com o processo de construção de uma sociedade mais democrática de participativa, o presente trabalho centra a sua atenção na atuação do Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Barão de Aracati, por entender que este colegiado traz em si mesmo a essência da Gestão Democrática Participativa, pois agrega em sua composição a representação da comunidade que tem como principais funções: consultar, deliberar, normatizar, fiscalizar e avaliar todos os assuntos que envolvem a instituição, pedagógico, financeiro e administrativo. Assim, a pesquisa objetiva estabelecer os graus de participação do colegiado, identificando os avanços e possíveis obstáculos para a implantação da Gestão Democrática.

Palavras-chave


Gestão Democrática Participativa; Conselho Escolar; comunidade escolar

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1788

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