Gestão Democrática Participativa: Estudo de Caso no Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Barão de Aracati no período de 2012 a 2014 / Participative Democratic Management: Case Study School Council at the Barão de Aracati High School from 2012 to 2014

Autores

  • Adriana Pinto Lima Universidade de Santiago de Chile
  • Juan Pablo Wieschollek Acosta Universidade de Santiago de Chile

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1788

Palavras-chave:

Gestão Democrática Participativa, Conselho Escolar, comunidade escolar

Resumo

Com o intuito de refletir sobre a Gestão Democrática Participativa, estabelecendo uma análise minuciosa sobre os aspectos mais relevantes dessa nova forma de gerir as escolas em consonância com o processo de construção de uma sociedade mais democrática de participativa, o presente trabalho centra a sua atenção na atuação do Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Barão de Aracati, por entender que este colegiado traz em si mesmo a essência da Gestão Democrática Participativa, pois agrega em sua composição a representação da comunidade que tem como principais funções: consultar, deliberar, normatizar, fiscalizar e avaliar todos os assuntos que envolvem a instituição, pedagógico, financeiro e administrativo. Assim, a pesquisa objetiva estabelecer os graus de participação do colegiado, identificando os avanços e possíveis obstáculos para a implantação da Gestão Democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pinto Lima, Universidade de Santiago de Chile

1Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1998). Tem especialização em Psicopedagogia pela Universidade do vale do Acaraú e especialização em Gestão Escolar pela Universidade do estado de Santa Catarina. Atualmente é professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú e professora do Instituto Waldemar Falcão. Mestre em Educação pela Universidade de Santiago de Chile. Contato: [email protected].

 


 

 


Juan Pablo Wieschollek Acosta, Universidade de Santiago de Chile

2 Orientador do Curso de Mestrado em Educação. Faculdade de Humanidades da Universidade de Santiago de Chile

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Estudo de Caso