Políticas Públicas de Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento local Sustentável / Public Policies of Solidary Economy as a Sustainable local development strategy

Autores

  • Patrícia da Silva Lemes Universidade de Pernambuco
  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1767

Palavras-chave:

Economia Solidária, Políticas Públicas, Governo

Resumo

A economia solidária tem se tornado uma opção para diversas comunidades como uma alternativa de enfrentamento ao desemprego e a falta de renda, se tornado um novo caminho para geração de novas opções de empreendimentos, como alternativa para o fortalecimento social. Este artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas economia solitária desenvolvidas na comunidade quilombola de conceição das crioulas no município Salgueiro/Pe. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizou-se em estudo de caso, por meio de uma entrevista semiestruturada, procurando listar as políticas públicas de incentivo à economia solidária e as contribuições para o desenvolvimento local. Concluiu-se que ações desenvolvidas pelo governo para atender as necessidades da comunidade, apoiando a economia solidária, são insuficientes para reconhecimento da existência de uma ação social como obtenção de bens e recursos públicos, fundamentais para que aas comunidades se estabeleça economicamente.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Lemes, Universidade de Pernambuco

Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco; Estudante de Pós graduação em Gestão Pública Municipal pela Univasf . Contato: [email protected];

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco


Administrador pela Universidade Estácio de Sá (2005); MBA em Gestão estratégia de negócios- Escola de Eng. Eletromecânica da Bahia (2006);  Especialista em Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro( 2007); Mestre em gestão de politicas publicas pela Univ.Ferderal do recôncavo Baiano. Atuando como professor de graduação e pós graduação dos cursos de Gestão Publica da Univasf; Coordenador da Especialização  em Gestão Pública da Univasf (2019); Coordenador do MBA em logística da FASJ.

Referências

ADDOR, F. Desafios da Economia Solidária no Brasil: uma sistematização da literatura existente. Princípios da Economia solidária: Núcleo de Solidariedade Técnica–SOLTEC/UFRJ. Disponível em: .

AQCC. Nova cartografia social dos povos e comunidades tradicionais do Brasil. 2007. Disponível em: <http://novacartografiasocial.com/?wpdmact=process&did=OTUuaG90bGluaw==>. Acesso em: 03 mai. 2016.

ARRUDA, A. S. O et al. Economia solidária e desenvolvimento local sustentável: um estudo de caso em um sistema de agricultura familiar. Organizações Rurais & Agroindustriais 17.2 (2015).

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORINELLI, B., Luis Miguel LuziodoSantos,andSinival Osório Pitaguari. Economia Solidária em Londrina: aspectos conceituais e experiência. Institucional. Londrina: UEL (2010).

BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Editora Garamond, 2002.

CASSANDRE, M. P. et al. Políticas públicas para a geração de trabalho e renda: economia solidária no paradoxo entre oportunidade e oportunismo. Gestão e Sociedade 7.17 (2013): 167-185.

COELHO, J. Economia solidária e desenvolvimento sustentável: análise preliminar visando avaliar os espaços da economia solidária no RS. Grupo de Pesquisa 13 (2006).

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto alegre: Artmed, 2010.

DANTAS, L. C.; GUIMARÃES, L. E. C.; ALMEIDA, J. D. Produção artesanal, design participativo e economia solidária: a experiência do grupo mulheres da terra, Pilões-PB. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, XXIX (2009).

DOMINGUES, M. Economia solidária– A economia real do desenvolvimento sustentável. Colóquio Ibérico de Cooperativismo e Economia Social 5 (2009).

DOS SANTOS, L. M. L.; Bernardo Carlos SCM de Oliveira; Edna Marta Pelosi. Economia solidária em contexto: um breve mapeamento dos empreendimentos solidários no brasil. Observatorio de laEconomíaLatinoamericana 170. (2012).

FRANÇA FILHO, G. C. A via sustentável-solidária no desenvolvimento local. Organizações & Sociedade 15.45 (2008).

FRANÇA FILHO, G. C.; LAVILLE,, Jean-Louis. Economia solidária: uma abordagem internacional. UFRGS Editora: 2004.

FREEMAN, C. S. Cadeia produtiva da economia do artesanato: desafios para o seu desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: e-Livre, 2010.

HOBSBAWM, E. Os Anos Dourados. In :_____.Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991.2.Ed.22 reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Cap .9. p. 253-281.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LÓSSIO, Rúbia Aurenívea Ribeiro, and Cesar de Mendonça PEREIRA. A importância da valorização da cultura popular para o desenvolvimento local. Encontro de Estudos Multidisciplinares de Cultura, III (2007).

MORATO, Giovana Garcia, and Isabela Aparecida de Oliveira Lussi. "Iniciativas de geração de trabalho e renda, economia solidária e terapia ocupacional: aproximações possíveis e construções necessárias/Workandincomegenerationinitiatives, solidarityeconomyandoccupationaltherapy: possible approaches andnecessary c." Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar23.4 (2015).

PEREIRA, C. J. da C.. Artesanato-definições, evoluções-ação do MTb-PNA. Brasília, Mtb, 1979.

PRAXEDES, S. F. Políticas públicas de economia solidária: novas práticas, novas metodologias. (2009).

ROCHA, D. L. da. A Influência do bolsa família para o desenvolvimento econômico e social da comunidade de conceição das crioulas-Pe. Monografia. Salgueiro: UPE, 2014.

SANTOS, B.; S. A Crítica da Razão Indolente. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, C. A. Conjuntura favorece estruturação produtiva e comercial. In: SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Artesanato: um negócio genuinamente brasileiro.v.1, n.1, 2008. Disponível em: Acesso em: 15.mai.2016

SANTOS, J. P. B. O impacto das políticas públicas sobre as práticas tradicionais dos pescadores da Ilha de Itamaracá-PE: o caso do bolsa-família nas comunidades de Jaguaribe e Pilar. Dissertação de mestrado. Recife: UFRPE, 2012.

SANTOS, Vinícius Correia, Economia solidária: principais conceitos e a materialidade na realidade brasileira, 2010.Dissertação de mestrado. Belém: UFPA,2007.

SILVA, José Luís Alves da, and Sandra Isabel Reis da Silva. A economia solidária como base do desenvolvimento local. e-cadernos ces 02 (2008).

SINGER, P Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto, 1998.

SINGER, P.; SOUZA, A.; R. A Economia Solidária no Brasil: A autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.

SINGER, P. Introdução à economia solidária. Fundação Perseu Abramo, 2002.

SINGER, P. A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. Contexto: São Paulo,2003.

SOUZA, N. de J. de. Desenvolvimento econômico. 5. Ed. São Paulo: Atlas,2005.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos