A Ludicidade no Ensino da Biologia / The Playfulness in the Teaching of Biology

Autores

  • Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Caique Barbosa dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF http://orcid.org/0000-0002-7154-2160

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1749

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Ensino médio, Lúdico, Brincadeiras, Jogos.

Resumo

O presente artigo está voltado ao tema Ludicidade em Biologia na modalidade do ensino médio, e o mesmo propõe apresentar como se dá a inserção de jogos, brincadeiras e materiais lúdicos na disciplina. Teve como objetivo conhecer alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos no ensino médio, servindo também como suporte aos docentes na realização de seu trabalho e obtenção de resultados significativos. O estudo esteve voltado à revisão narrativa de literatura por possuir um caráter amplo e descrever o desenvolvimento da temática em questão. Por fim, conclui-se este estudo obtendo resultados positivos quanto à importância da inserção do lúdico em aulas de Biologia promovendo a afirmação deste como uma estratégia de ensino na procura de uma aprendizagem significativa e do prazer em aprender e ensinar. Este processo mostrou também o quanto o jogo fascina e encanta os alunos, sendo útil para a aprendizagem, e podem ser usados para fazer com que os eles desenvolvam habilidades e competências cognitivas trazendo benefícios tanto pra vida social quanto acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Alves dos Santos Novais Ferreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Discente do Curso de Especialização no Ensino da Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Graduada em Pedagogia pela Uninter.

E-mail: [email protected]

 

Caique Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Mestrando em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Especialista no Ensino da Biologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF. E-mail: [email protected]

Referências

ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática. 4. ed. Campinas: Papirus, 2009

ARRAES, RPA. Análise Da Educação Brasileira: Mentes Juvenis em Perigo. Curitiba: Projeto FEBRACE, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio.CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. Vol. 2. Brasília, 2006. Site visitado: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf Acesso emJan. de 2019>

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2002. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf, acessado em Jan. de 2019.

BRASIL. Parametros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2000 Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742014000300009. Acesso em mar. 2019.

BRASIL. PCNs. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf . Acesso em: 20 de mar. 2019.

CABRERA, Waldirléia Baragatti. A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. 2006. 159f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/2010/artigos_teses/biologia/dissertacao/ludicidade.pdf acessado em mar. 2019.

CARNEIRO, Â. M. B. O Jogo na Sala de Aula. In: CAVALLARI, V. M. (org), Recreação em Ação.São Paulo, Ícone, 2006.

CORTELA, M.S.; LA TAILLE,Y. Nos labirintos da moral. Campinas/SP: Papirus 7 Mares, 2009.

COSTA, Wilma da Cruz. A Importância e a Construção do Lúdico no Processo Educacional.Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals /pde/arquivos/1681-8.pdf> Acesso em mar. 2019.

COSTA, R. C.; GONZAGA, G. R.; MIRANDA, J. C. Avaliação do jogo didático “Desafio da Reprodução” como ferramenta para abordagem de temas relacionados à vida sexual. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 7, nº 2, p. 50-58, 2016. Disponível em https://educacaopublica.cederj.edu.br/artigos/17/7/jogos-didticos-para-o-ensino-de-cincias acessado em Fev. de 2019

FALKEMBACH, G.A.M. O Lúdico e os jogos educacionais. In: Mídias Na Educação – Módulo 13, 2007, Rio Grande do Sul. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2019.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.-F.; MALO, A. e SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. do francês por Francisco Pereira de Lima. Ijuí: UNIJUÍ, 2000. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf acessado em mar. 2019

GIL. A. C. Metodologia do ensino superior. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GÓES, M. C. A formação do indivíduo nas relações sociais: Contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet. Educação e Sociedade. Campinas, Unicamp, 2008.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Universidade de São Paulo – USP, 2005.

LEAL, R. B. L. A discussão contemporânea do saber-fazer do professor. Universidade de Fortaleza. Programa de Capacitação e Atualização Pedagógica Permanente para Docentes da UNIFOR. Curso: A didática do ensino superior. Mimeo, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a15n28.pdf. Acessado em mar. 2019

LUCKESI, C.C. In: Biossíntese. Partir pedagógica proposta uma futuras: neuroses das prevenção Ludicidade Educação, FACED< UFBA Salvador N.1, Ensaios (org). 2000.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. A educação matemática em revista: SBEM,v3,2000.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990

RAU, MARIA CRISTINA TROIS DORNELES – A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica / Maria Cristina Trois Dorneles Rau – 2. Ed. Ver., atual. E ampli. – Curitiba: Ibpex, 2011. – (Série Dimensões da Educação)

SANTOS, V.R. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2014.

SEVERINO. A.J. Metodologia do trabalho cientifico. [livro eletrônico] 2º ed. São Paulo. Cortez. 2017.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos