Planejamento Familiar: Perspectiva de Ações a serem implementadas na Estratégia de Saúde da Família - ESF / Family Planning: Perspective of Actions to be implemented in the Family Health Strategy - ESFS NA ESF

Autores

  • Beatriz Dutra Brazão Lélis Universidade de São Paulo USP Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG http://orcid.org/0000-0003-1854-2273
  • Valeria Gonzaga Botelho de Oliveira Eulálio Instituto Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Severino da Silva Universidade de São Paulo/ Cetec
  • Nicole Blanco Bernardes Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1729

Palavras-chave:

contracepção, planejamento familiar, saúde da família.

Resumo

O objetivo do trabalho é mostrar as ações que podem ser desenvolvidas na Estratégia de Saúde da família, no planejamento familiar por se tratar de um tema de relevância por contribuir para diminuição nas taxas de gestações não planejadas, abortos clandestinos e diminuição de ISTs, sendo a estratégia Saúde da Família a principal responsável por desenvolver ações de planejamento familiar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura sobre planejamento familiar, que visa uma síntese de conhecimentos sobre o assunto, apontando falhas a serem reparadas com a realização de novos estudos. Utilizou-se a base de dados nacionais disponíveis a partir da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), com critérios de inclusão, sendo documentos do tipo artigo, não convencional, tese, monografia, congresso e conferência publicados em português com texto completo. Os resultados nos levaram a demonstrar que estratégia Saúde da Família é essencial no planejamento familiar, e as ações educativas implantadas nas unidades são primordiais para se obter resultado significativo no planejamento familiar, prevenção de ISTs. O tema é de relevância no Brasil, devido ao fato de ser um pais subdesenvolvido e com taxas elevadas de natalidade e gestações não planejadas nas populações de baixa renda, com vulnerabilidade social; portanto ainda necessita de mais ações para a conscientização da população.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Dutra Brazão Lélis, Universidade de São Paulo USP Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG

Graduada em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Obstétrica, Mestre em Ciências pela USP, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Minas Gerais UEMG

Valeria Gonzaga Botelho de Oliveira Eulálio, Instituto Federal de Minas Gerais

2 Valeria Gonzaga  Botelho de Oliveira Eulálio - Mestranda em educação pela UFVJM - Docente do Curso de Enfermagem do Instituto Federal de Minas Gerais. Contato: [email protected]

Ana Paula Severino da Silva, Universidade de São Paulo/ Cetec

3 Ana Paula Severino da Silva -  Mestre em docência - Docente do Curso de Enfermagem na Universidade de São Paulo/ Cetec Campus Araraquara e mail [email protected]

Nicole Blanco Bernardes, Universidade do Estado de Minas Gerais

4 Nicole Blanco Bernardes -  Docente do Curso de Biomedicina da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG . E mail [email protected].


 

Referências

VIEIRA, S.M. Planejamento familiar na estratégia de saúde da família. Trabalho de conclusão de Curso (título de especialista). UFMG, Belo Horizonte, 2010.

SANTOS, J.G.S. O papel dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família nas atividades de prevenção da gravidez na adolescência. Trabalho de conclusão de Curso (título de especialista). UFMG, Teófilo Otoni, 2011.

SILVA, A.C.R. Planejamento familiar na atenção básica de saúde: um plano de ação para promoção de saúde. Trabalho de conclusão de Curso (título de especialista). UFMG, Formiga, 2014.

FAGUNDES, M.G.; PIRES, T.M.S. Planejamento familiar: perfil das usuárias de uma unidade de saúde de Curitiba. Rev. bras. Med. Fam. Comunidade, out-dez; Florianópolis, 2011.

SANTOS, R.B.; BARRETO, R.M.A.; BEZERRA, A.C.L; VASCONCELOS, M.I.O. Processo de readequação de um planejamento familiar: construção de autonomia feminina em uma UBS no Ceara. RECIIS, jul. -set, 2016.

GUARNIERI, F.Y. Planejamento familiar: plano de ação para diminuir a gravidez não planejada na Unidade básica de saúde Dr. Jair Ferreira de Toledo na cidade de Mar da Espanha/MG. UFMG, curso de especialização em ESF, Juiz de Fora, 2015.

MARQUES, V.A. Execução de reuniões semanais com participação social como estratégia para integralidade no planejamento familiar em uma Unidade Básica de Saúde do município de Aparecida de Goiânia. Trabalho de conclusão de curso (título de especialista). UFMGS, Goiânia, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão