Identidade Surda: Uma Análise dos Discursos de Professores Surdos e Ouvintes no Youtube / Deaf Identity: An Analysis of the Discourses of Deaf Teachers and Listeners on Youtube
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1719Palavras-chave:
análise do discurso, identidades surdas, libras, mídia social, semiolinguística.Resumo
Neste artigo objetiva-se trazer uma reflexão sobre identidade surda sob o viés da análise dos discursos de professores(as) ouvintes e surdos(as) em um corpus que reúne vídeos veiculados no YouTube. Para tanto, recorri aos estudos da Análise do Discurso que seguem a tendência francesa, e, sobretudo, aqueles desenvolvidos por Patrick Charaudeau e as contribuições da pesquisadora Ida Lucia Machado (2016), umas das principais difusoras no Brasil da Teoria Semiolinguística, além de serem observados os Estudos Surdos. Foi possível perceber que professores e alunos ouvintes e surdos têm utilizado os recursos disponíveis na internet, como o YouTube, como forma interativa de comunicar, ensinar e aprender.
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