Letramento: Desafios e Perspectivas do Ensino nos Anos Iniciais / Literacy: Challenges and Perspectives of Early Years Education

Francisca Marly Moreira da Silva, Irineide Santos Leandro, Girlândia Pereira Bezerra, Edinalda Ferreira de Lima

Resumo


A presente discussão norteará alguns pontos de reflexão em torno do Letramento, evidenciando o estudo do processo de alfabetização nos anos iniciais, como forma de repensar a prática pedagógica no contexto da escolar. Sistematizar essa temática remonta a um olhar crítico sobre a historicidade do ensino da leitura e escrita da língua materna na construção do conhecimento a partir de uma retomada bibliográfica. Com base na temática em discussão, ancoramo-nos em autores como Rojo (2009), Soares (2004, 2010), Kleiman (2005), entre outros que buscam em seus escritos aprofundar reflexões acerca da relação de sentido, bem como da fluência e da expressividade na leitura para que, assim, o aluno possa  a cada dia ir vencendo as dificuldades pelo processo de superação mediado pelo professor em  sala de aula. Dada a importância do ensino nos anos iniciais, a alfabetização tem sido uma questão bastante discutida e refletidas pelos estudiosos e pesquisadores da educação que se preocupa com a situação da realidade atual, pois, há várias décadas que se observa as dificuldades de aprendizagem, porém pouco se tem feito. Portanto, precisamos superar essa problemática, buscando estratégias de letramento para melhoria do processo de aprendizagem nas escolas do ensino fundamental.

Palavras-chave


letramento. Processo. Ensino. Alfabetização. Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Marilene. Primeiras letras. Alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo. Ática, 2010.

FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson dos Santos. Produzir textos na Educação Básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola, 2015.

JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social. Revista Eletrônica Saberes da Educação, Volume 4, n. 1, 2013.

KLEIMAN, Ângela B. (org), Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995. ________. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas , UNICAMP/MEC, 2005

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo; Contexto, 2010.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) 2. Ed. São Paulo, Global , 2004.

_______. Alfabetização e Letramento. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2008.

_______. Letramento: um tema em três gêneros. 4. Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1718

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: