Método Fônico: Da Teoria à Prática / Fonic Method: From Theory to Practice

Autores

  • Francisca Marly Moreira da Silva Absolute Christian University
  • Irineide Santos Leandro Absolute Christian University
  • Girlândia Pereira Bezerra Absolute Christian University
  • Edinalda Ferreira de Lima Absolute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1716

Palavras-chave:

Método fônico. Aprendizagem. Alfazetização

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma atividade interventiva realizada em uma unidade escola de ensino fundamental. Objetiva, pois, refletir sobre a importância do reconhecimento acerca dos níveis de desenvolvimento da escrita dos discentes como elemento de partida para a promoção do processo de alfabetização com base no método fônico. Partimos do pressuposto de que avaliar o nível no qual cada aluno encontra-se representa o primeiro passo para a construção de metodologias conscientes, ou seja, capazes de promover ao aluno o desafio e levá-lo a progredir, transcender níveis de aquisição da aprendidazagem da língua escrita. Pelo teor reflexivo da prática educativa, contribui para a construção de paradigmas voltados ao desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização.

 

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Biografia do Autor

Francisca Marly Moreira da Silva, Absolute Christian University

Graduada em Pedagogia e Letras,  Especialista em Psicopedagogia, em Literatura Brasileira e em Coordenação Pedagógica e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares; Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].


 

 



[1] Graduada em Pedagogia e Letras,  Especialista em Psicopedagogia, em Literatura Brasileira e em Coordenação Pedagógica e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares; Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].

Irineide Santos Leandro, Absolute Christian University

[2] Licenciada em  Normal Superior e Especialista em Psicopedagogia; Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University E-mail: [email protected].

Girlândia Pereira Bezerra, Absolute Christian University

[3] Graduação em Pedagogia e Especialização em Metodologia do Ensino Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].

 

Edinalda Ferreira de Lima, Absolute Christian University

[4] Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia. Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].


Referências

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos