Os Sonhos de Lili: Aproximações Psicanalíticas sobre o Gênero Feminino no filme a Garota Dinamarquesa / Lili's Dreams: Psychoanalytical Approaches to the Female Gender in the Movie 'The Danish Girl'

Maria Helena Rodrigues Campelo

Resumo



O presente estudo tem por objetivo analisar o gênero feminino no filme A Garota Dinamarquesa. A escolha do tema decorre do interesse em compreender a possível relação entre a categoria gênero e a Psicanálise, tentando-se pontuar os momentos de aproximação da teoria entre os conceitos de gênero, identificação e feminilidade. A opção da metodologia pela análise fílmica decorreu da possibilidade de observar a relação descrita na linguagem cinematográfica, enquanto lugar de comunicação, que revela um discurso. Os resultados e discussão alcançados foram observados na relação entre duas personagens que revelam as posições femininas sob diferentes perspectivas. As referências teóricas psicanalíticas utilizadas partem de Sigmund Freud (1996), seguem com as contribuições de Robert Stoller (1993) e Jacques André (1996), continuam com as proposições e comentários a partir de Paulo de Carvalho Ribeiro (2005) e Felipe Figueiredo Lattanzio (2001). Como conclusão pontua-se que o filme possibilita uma reflexão e análise de alguns aspectos sobre o gênero feminino, todavia, convida à ampliação de reflexões sobre a temática, permitindo o espaço para diálogos e compreensões.

 



Palavras-chave


gênero; feminilidade; psicanálise

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Jacques. As origens femininas da sexualidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

FREUD, Sigmund. Obras completas: Psicologia das Massas e Análise do Eu; A organização genital; O Ego e o Id; Inibição, Sintoma e Angústia. Volume 9 – Livro 1. Editora Delta, Rio de Janeiro: 1959.

FREUD, Sigmund. Edição Standart brasileira das Obras Psicológicas Completas. Volume XXII. Novas conferências introdutórias sobre psicanalise e outros trabalhos (1932-1936).Rio de JANEIRO: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Edição Standart brasileira das Obras Psicológicas Completas. Volume XXI. O Futuro de uma ilusão, o Mal-estar na Civilização e outros trabalhos (1927-1931).Rio de JANEIRO: Imago, 1996.

LAPLANCHE, Jean. Teoria da sedução generalizada e outros ensaios. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

LATTANZIO, Felipe Figueiredo. O lugar do gênero na psicanálise da metapsicologia às novas formas de subjetivação Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2001. Capítulo 01.

MOMBELLI, Neli Fabiane; TOMAIN, Cássio dos Santos. Análise fílmica de documentários: apontamentos metodológicos. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF. Vol.8, nº2, dezembro 2014.

RIBEIRO, Paulo de Carvalho. Gênero e identificação feminina primária. Psicologia em revista, vol. 11, n. 18, 2005, pp. 238-256.

STOLLER, Robert J. Masculinidade e feminilidade: apresentação de gênero. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

A GAROTA DINAMARQUESA. Direção de Tom Hooper. Estados Unidos: Universal Pictures, Distribuidor, 2015. 1 DVD (120 minutos): son., color. Legendado, português.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1715

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: