Os Sonhos de Lili: Aproximações Psicanalíticas sobre o Gênero Feminino no filme a Garota Dinamarquesa / Lili's Dreams: Psychoanalytical Approaches to the Female Gender in the Movie 'The Danish Girl'

Autores

  • Maria Helena Rodrigues Campelo Centro Universitário Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1715

Palavras-chave:

gênero, feminilidade, psicanálise

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar o gênero feminino no filme A Garota Dinamarquesa. A escolha do tema decorre do interesse em compreender a possível relação entre a categoria gênero e a Psicanálise, tentando-se pontuar os momentos de aproximação da teoria entre os conceitos de gênero, identificação e feminilidade. A opção da metodologia pela análise fílmica decorreu da possibilidade de observar a relação descrita na linguagem cinematográfica, enquanto lugar de comunicação, que revela um discurso. Os resultados e discussão alcançados foram observados na relação entre duas personagens que revelam as posições femininas sob diferentes perspectivas. As referências teóricas psicanalíticas utilizadas partem de Sigmund Freud (1996), seguem com as contribuições de Robert Stoller (1993) e Jacques André (1996), continuam com as proposições e comentários a partir de Paulo de Carvalho Ribeiro (2005) e Felipe Figueiredo Lattanzio (2001). Como conclusão pontua-se que o filme possibilita uma reflexão e análise de alguns aspectos sobre o gênero feminino, todavia, convida à ampliação de reflexões sobre a temática, permitindo o espaço para diálogos e compreensões.

 


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Biografia do Autor

Maria Helena Rodrigues Campelo, Centro Universitário Maurício de Nassau

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, linha de pesquisa: História e Educação Comparada, eixo temático: Família, Sexualidade e Educação. Educadora Biocêntrica. Especialista em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Previdenciária. Psicóloga Clínica. Assistente Social. Professora da Faculdade Cearense - FAC. Diretora Operacional do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza - IBLF. Facilitadora em Educação Biocêntrica professora do Centro de Ensino Superior - Faculdades Cearenses - FAC; professora da UNINASSAU Fortaleza. [email protected].

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos