Tratamento do Câncer de Colo do Útero em Gestantes /

Beatriz Dutra Brazão Lélis, Mirna Isicawa de Sousa Dusso, Fernanda Lara Pereira de Souza, Nicole Blanco Bernardes

Resumo


O câncer é associado à gestação quando seu surgimento ocorre no período gestacional e até 12 meses após o parto. Para tomada de decisão em relação ao tratamento é considerado a idade gestacional, o estadiamento, a dosagem e o tipo de droga para aumentar a segurança. Já a radioterapia é contraindicada, pois pode gerar complicações para o feto em todos os períodos gestacionais. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram pesquisados artigos com os descritores: câncer de colo do útero, gestantes, tratamento de câncer em gestantes. Foram encontrados 25 artigos com os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados a partir de 2010 e na língua portuguesa. Os artigos foram lidos por completos e 11 foram excluídos por não atenderem aos critérios da pesquisa. Objetivo: Descrever sobre o tratamento do câncer de colo do útero durante o período gestacional. e a dificuldade enfrentada pelos profissionais da saúde. Conclusão: Este estudo mostra, para nos profissionais da enfermagem como é difícil para todos nos que vamos acompanhar a gestante, essa fase de decisão do tratamento e depois o momento de adesão a ele. Nós devemos estar preparados para orientar e acalmar essa gestante junto a sua família que terá sentimento de medo, perda, dor e sofrimento. Considera-se, portanto, que a enfermagem demonstrou grande importância no acompanhamento, bem como nas intervenções para os pacientes em estudo.


Palavras-chave


Câncer de colo do útero; Gestantes; Tratamento de câncer em gestantes

Texto completo:

PDF

Referências


• COSTA, A.E.L.; SOUZA, J.R. Implicações psicossociais relacionadas a assistência á gestante com câncer: percepções da equipe de saúde. Rev. SBPH. v.21, n.3, p.100-122, 2018

• SENA, A.S.; COSTA, J.R.G.; OLIVEIRA, L.L.; LIMA, L.R. Educação em saúde sobre a importância do exame Papanicolau: relato de experiência com gestante. Encontro de Extensão, Docência e iniciação cientificam. 2016.

• SILVA, A.P.; VENANCIO, T.T.; ALVES, R.R.F. Câncer ginecológico e gravidez: uma revisão sistematizada direcionada para obstetras. Rev. Femina. V.43, n.3, p.111-118, 2015

• MANFREDI, R.L.S.M.; SABINO, L.M.M.; SILVA, D.M.A.; OLIVEIRA. E.K.F.; MARTINS, M.C. Exame Papanicolau em gestantes: conhecimento dos enfermeiros atuantes em unidades de atenção primária à saúde. Rev. Fund. Care, Online. V.8, n.3, p.4668-4673. 2016.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1703

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: