Sustentabilidade: Uma Questão Paradigmática / Sustainability: A Paradigmatic Issue

Autores

  • Marcos Andrade Alves dos Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Jarles Lopes de Medeiros Universidade Estadual do Ceará.
  • Antoniele Silvana de Melo Souza Universidade Estadual do Ceará.
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado
  • José Edicarlos Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Alice Costa Freire Prefeitura Municipal de Maracanaú

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1691

Palavras-chave:

Complexidade. Natureza Viva. Sustentabilidade

Resumo

Estudos recentes sobre desequilíbrios ambientais têm confirmado a vulnerabilidade dos ecossistemas à ação humana. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as dimensões paradigmáticas da sustentabilidade na agenda contemporânea através de uma pesquisa bibliográfica. A grave crise da Natureza Viva possui raízes no modelo de pensamento linear cartesiano. Encontramos nos teóricos a defesa em favor da manutenção da complexidade da Natureza, assim como o cultivo de valores humanos associados ao cuidado. Os autores configuram argumentos que quando reunidos fornecem a compreensão que isto se dá através da transformação do modelo de pensamento para uma concepção que, centrada na complexidade, conceda à humanidade a possibilidade de se compreender como participante de um sistema complexo: A Natureza Viva.

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Biografia do Autor

Marcos Andrade Alves dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

1 Mestrando em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará.  Especialista em Gênero e Diversidade na Escola na Universidade Federal do Ceará.  Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera.  

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará.

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FALC). Graduado em Pedagogia (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa e suas Literaturas (FGF). Professor efetivo de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC). Especialista em Gestão Educacional e Educação Infantil;

Antoniele Silvana de Melo Souza, Universidade Estadual do Ceará.


 

 

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

4  Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS) nos cursos de Graduação e Pós-graduação. Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC (www.fvs.edu.br/riec) e Revista Encontros Científicos FVS (www.fvs.edu.br/encontroscientificos). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Faculdade Vale do Salgado (FVS). [email protected]

José Edicarlos Araújo, Universidade Federal do Ceará

5 Graduado em Gestão de Negócios em Turismo e Hotelaria pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007) e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Cursando graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Gestão Escolar com ênfase em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação São Braz  e especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes. Professor efetivo da Rede Municipal de Bela Cruz – CE;

Juliana Alice Costa Freire, Prefeitura Municipal de Maracanaú

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora polivalente da Prefeitura Municipal de Maracanaú




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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão